Teoria do Cinema

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02028876
Área Científica
Artes
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhuns conhecimentos específicos. Proficiência mínima na língua inglesa e francesa é recomendada.

Métodos de Ensino

Os seminários centram-se na discussão de textos e no visionamento e análise de filmes pertinentes para a discussão, tendo em vista os objetivos da unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

1) Entender, em toda a sua complexidade, conceitos desenvolvidos por teóricos e filósofos a partir da prática e da experiência da arte cinematográfica — como o “film noir”.

2) Discutir estes conceitos no campo do pensamento sobre o cinema, nas esferas entretecidas da sensibilidade e da racionalidade, sem abdicar do enquadramento histórico.

Estágio(s)

Não

Programa

O “Film Noir” Americano

   1. Introdução.

   2. Um Género Imaginado.

   3. Espaços Escurecidos (Urbanos e Domésticos).

   4. Filmes “Gris”.

   5. Listas Negras.

   6. Conclusão.

Docente(s) responsável(eis)

Sérgio Emanuel Dias Branco

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação numa das sessões : 25.0%
Participação : 25.0%
Trabalho escrito individual : 50.0%

Bibliografia

BORDE, Raymond, e Étienne CHAUMETON. Panorama du film noir américain: 1941-1953. Paris: Flammarion, 1993.

DIAS BRANCO, Sérgio. “Darkened Spaces: The Urban and the Domestic in American Film Noir”. Inter[sections]: A Conference on Architecture, City and Cinema. Universidade do Porto, 13 Set. 2013.

______. “Film noir, um Género Imaginado”. Revista de História das Ideias, vol. 32, “Artes” (2011), pp. 327-54.

HIRSC, Joshua. “Film Gris Reconsidered”. The Journal of Popular Film and Television 34:2 (2006). http://www.freewebs.com/hirschjoshua/filmgrisreconsidered.htm

KRUTNIK, Frank, Brian NEVE, Steve NEALE, e Peter STANFIELD. ‘Un-American’ Hollywood: Politics and Film in the Blacklist Era. New Brunswick, NJ: Rutgers University Press, 2007.

NAREMORE, James. More than Night: Film Noir in Its Contexts. Berkeley e Los Angeles: University of California Press, 1998.

STAM, Robert. Film Theory. Oxford: Blackwell, 2000.