Teoria do Cinema
1
2017-2018
02028876
Artes
Português
Presencial
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Nenhuns conhecimentos específicos. Proficiência mínima na língua inglesa e francesa é recomendada.
Métodos de Ensino
Os seminários centram-se na discussão de textos e no visionamento e análise de filmes pertinentes para a discussão, tendo em vista os objetivos da unidade curricular.
Resultados de Aprendizagem
1) Entender, em toda a sua complexidade, conceitos desenvolvidos por teóricos e filósofos a partir da prática e da experiência da arte cinematográfica — como o “film noir”.
2) Discutir estes conceitos no campo do pensamento sobre o cinema, nas esferas entretecidas da sensibilidade e da racionalidade, sem abdicar do enquadramento histórico.
Estágio(s)
NãoPrograma
O “Film Noir” Americano
1. Introdução.
2. Um Género Imaginado.
3. Espaços Escurecidos (Urbanos e Domésticos).
4. Filmes “Gris”.
5. Listas Negras.
6. Conclusão.
Docente(s) responsável(eis)
Sérgio Emanuel Dias Branco
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação numa das sessões : 25.0%
Participação : 25.0%
Trabalho escrito individual : 50.0%
Bibliografia
BORDE, Raymond, e Étienne CHAUMETON. Panorama du film noir américain: 1941-1953. Paris: Flammarion, 1993.
DIAS BRANCO, Sérgio. “Darkened Spaces: The Urban and the Domestic in American Film Noir”. Inter[sections]: A Conference on Architecture, City and Cinema. Universidade do Porto, 13 Set. 2013.
______. “Film noir, um Género Imaginado”. Revista de História das Ideias, vol. 32, “Artes” (2011), pp. 327-54.
HIRSC, Joshua. “Film Gris Reconsidered”. The Journal of Popular Film and Television 34:2 (2006). http://www.freewebs.com/hirschjoshua/filmgrisreconsidered.htm
KRUTNIK, Frank, Brian NEVE, Steve NEALE, e Peter STANFIELD. ‘Un-American’ Hollywood: Politics and Film in the Blacklist Era. New Brunswick, NJ: Rutgers University Press, 2007.
NAREMORE, James. More than Night: Film Noir in Its Contexts. Berkeley e Los Angeles: University of California Press, 1998.
STAM, Robert. Film Theory. Oxford: Blackwell, 2000.