Métodos Estatísticos
1
2021-2022
03017429
Métodos Quantitativos
Português
Inglês
Presencial
TRIMESTRAL
8.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Estatística descritiva e Álgebra linear
Métodos de Ensino
A unidade curricular implica a lecionação de aulas teórico-práticas. A exposição da matéria é acompanhada com a resolução de exercícios para que possa existir uma interação entre aluno-docente de modo a facilitar a compreensão da matéria apresentada. Aplicações empíricas são feitas com o uso dos programas estatísticos GRETL e SPSS.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo desta unidade curricular é transmitir conhecimentos de estatística que permitam especificar, estimar e analisar as relações económicas de uma forma quantitativa e testar várias hipóteses de investigação com base em dados reais.
Os doutorandos deverão ser capazes de recolher, transformar e analisar os dados estatísticos com o objetivo de quantificar as relações económicas, escolher o método de estimação mais adequado para o problema em causa e efetuar as devidas interpretações dos resultados.
Estágio(s)
NãoPrograma
Análise de Modelos estocásticos multivariados
Métodos de estimação de regressão múltipla
Inferências estatísticas, testes de hipótese
Infração dos pressupostos básicos (Multicolinearidade, Heteroscedasticidade, Autocorrelaçâo)
Correção das infrações: métodos alternativos de estimação
Modelos dinâmicos de séries temporais
Modelos de Painel e métodos de estimação
Modelos Probabilísticos
Docente(s) responsável(eis)
Elias Soukiazis
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
GUJARATI, Damodar N. - Basic econometrics. 4th ed. Boston : McGraw-Hill, 2003. [BP 519.8 GUJ]
GUJARATI, Damodar N. - Econometrics by example. New York : Palgrave Macmillan, 2011. [BP 519.8 GUJ]
WOOLDRIDGE, Jeffrey M. — Introductory econometrics : a modern approach. 4th ed. [South Melbourne?] : South-Western/Cengage Learning, 2009. [BP 519.8 WOO]
MARKETING research with SPSS. Wim Janssens [et al.]. Harlow : Prentice Hall/Financial Times, 2008. [BP 658.8 MAR]