Princípios de Intervenção no Espaço Construído
1
2017-2018
02028596
Conhecimento Transversal
Português
Presencial
Semestral
3.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não há requisitos específicos além das condições gerais de admissão ao ciclo de estudos.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino são os adequados a uma unidade curricular teórica de mestrado e baseiam-se, no essencial, na apresentação de um conjunto de tópicos, princípios, normas e textos relevantes definidos no início do semestre. A absorção crítica desses conteúdos será operada através de tarefas individuais e de grupo específicas (p.ex.: apresentações orais; textos breves) que irão sendo consignadas aos estudantes ao longo do semestre, as quais incidirão sobre a análise de casos práticos e de boas práticas à luz dos conteúdos teóricos apresentados pelo docente.
Resultados de Aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante adquira um conjunto de ferramentas críticas que lhe permitam definir alternativas e partidos, bem como tomar decisões estratégicas e táticas nas ações de intervenção para as quais o curso o pretende vocacionar e habilitar. É, em palavras simples, a unidade curricular que dota o futuro especialista em reabilitação da consciência social, política e cultural, o que por sua vez lhe garantirá a autoridade exigível. Nesse âmbito, é fundamental a sua tomada de consciência sobre a relevância sócio-económica da sua ação, bem como da necessidade do trabalho em equipas multidisciplinares. A capacidade de refletir e sintetizar oralmente e por escrito os fundamentos de qualquer intervenção, mas também a de questionar e decidir, são requisitos fundamentais e finais desta unidade curricular.
Estágio(s)
NãoPrograma
Do território ao detalhe: formas e expressões culturais.
Património, herança cultural e identidade.
O dilema do tangível/ intangível, material/ imaterial.
Ecologia urbana, evolução e desenvolvimento.
Património e sustentabilidade.
Valor e valores em património e reabilitação.
O papel da coordenação e da especialidade numa equipa interdisciplinar de projeto.
Docente(s) responsável(eis)
Margarida Isabel Barreto Relvão Calmeiro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
PICKARD, Robert (ed.) (2001), Management of Historic Centers. London, New York: Spon Press.
ROSSA, Walter (2002-2013) Fomos condenados à cidade: uma década de estudos sobre património urbanístico. Coimbra: Imprensa da Universidade. (no prelo).
TERÁN, Fernando de (2009), El pasado activo: del uso interesado de la historia para el entendimiento y la construcción de la ciudad. Madrid: Akal.
GONZÁLEZ-VARAS, Ignacio (2000), Conservación de bienes culturales: teoría, historia, principios y normas. Madrid: Ediciones Cátedra.