Princípios de Intervenção no Espaço Construído
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2024-2025
02028596
Conhecimento Transversal
Português
Presencial
Semestral
3.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não há requisitos específicos além das condições gerais de admissão ao ciclo de estudos.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino são os adequados a uma unidade curricular teórica de mestrado e baseiam-se, no essencial, na apresentação de um conjunto de tópicos, princípios, normas e textos relevantes definidos no início do semestre. A absorção crítica desses conteúdos será operada através de tarefas individuais e de grupo específicas (p.ex.: apresentações orais; textos breves) que irão sendo consignadas aos estudantes ao longo do semestre, as quais incidirão sobre a análise de casos práticos e de boas práticas às luz dos conteúdos teóricos apresentados pelo docente.
Resultados de Aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante adquira um conjunto de ferramentas críticas que lhe permitam definir alternativas e partidos, bem como tomar decisões estratégicas e táticas nas ações de intervenção para as quais o curso o pretende vocacionar e habilitar. É, em palavras simples, a unidade curricular que dota o futuro especialista em reabilitação da consciência social, política e cultural, o que por sua vez lhe garantirá a autoridade exigível. Nesse âmbito, é fundamental a suatomada de consciência sobre a relevância sócio-económica da sua ação, bem como da necessidade do trabalho em equipas multidisciplinares. A capacidade de refletir e sintetizar oralmente e por escrito os fundamentos de qualquer intervenção, mas também a de questionar e decidir, são requisitos fundamentais e finais desta unidade curricular.
Estágio(s)
NãoPrograma
Conceitos básicos: porquê reabilitar?
Sistemas compositivos do urbanismo e da arquitetura portugueses.
Gramática urbanística: estrutura forma e imagem.
Passado, história, memória e património.
Parcela a parcela.
Património urbanístico: valores e opções.
Docente(s) responsável(eis)
Adelino Manuel dos Santos Gonçalves
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação crítica nas aulas: 20.0%
Frequência: 40.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Bibliografia
BANDARIN, Francesco; OERS, Ron von (2012), The historic urban landscape. Oxford: Wiley-Blackwell
BANDARIN, Francesco; OERS, Ron von (ed.) (2015), Reconnecting the City: the Historic Urban Landscape approach and the future of urban heritage. Oxford: Wiley-Blackwell
CHOAY, Françoise (1992), L’allégorie du patrimoine. Paris: Éditions du Seuil
LEARY, Michael E.; McCARTHY (ed.) (2013), The Routledge companion to urban regeneration. Oxon: Routledge
PICKARD, Robert (ed.) (2001), Management of Historic Centers. London, New York: Spon Press
ROSSA, Walter (2002-2013), Fomos condenados à cidade: uma década de estudos sobre património urbanístico. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2015 (textos: Fomos condenados à cidade: 15-23; Planear a salvaguarda em desenvolvimento: contributos para o debate: 45-57; Património urbanístico: (re)fazer a cidade parcela a parcela: 97-131)
ROSSA, Walter (2015), Urbanismo ou o discurso da cidade. Patrimónios de Influência Portuguesa: modos de olhar. Coimbra, Lisboa, Niterói: Imprensa da Universidade de Coimbra, Fundação Calouste Gulbenkian, editora da Universidade Federal Fluminense: 477-519
TERÁN, Fernando de (2009), El pasado activo: del uso interesado de la historia para el entendimiento y la construcción de la ciudad. Madrid: Akal