Simulação Energética e Qualidade do Ambiente Interior
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2023-2024
02028532
Térmica e Energia
Português
Inglês
Presencial
Semestral
4.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de física das construções: térmica e acústica.
Métodos de Ensino
Na lecionação da disciplina, prevê-se a apresentação de conceitos teóricos e conhecimentos avançados relativos aos temas definidos no programa da disciplina. Dá-se relevância ao estudo de casos práticos e resolução de exercícios de aplicação.
Resultados de Aprendizagem
A disciplina tem como principal objetivo dotar os estudantes de competências no domínio da simulação energética e da qualidade do ambiente interior em edifícios.
Os alunos deverão ter a noção da importância do consumo de energia em edifícios, da repartição dos consumos nos mesmos e identificar os parâmetros mais relevantes. Deverão conhecer os principais métodos de cálculo. Deverão ainda aprender a utilizar uma ferramenta de simulação dinâmica avançada de edifícios, aplicando esses conhecimentos na modelação de um edifício.
No que respeita à qualidade do ambiente interior, os alunos deverão saber identificar os principais requisitos e parâmetros com influência no conforto térmico, visual, acústico e na qualidade do ar interior, assim como utilizar modelos de previsão e avaliação.
Pretende-se ainda que os alunos tenham uma visão holística integrada da relação existente entre o consumo de energia e a manutenção das condições de conforto no interior dos edifícios.
Estágio(s)
NãoPrograma
I - SIMULAÇÃO ENERGÉTICA EM EDIFÍCIOS
1. Introdução e enquadramento
2. Modelos de simulação energética em edifícios (ISO 13790)
3. Ferramentas computacionais para simulação energética
4. Simulação dinâmica avançada em edifícios
a) Implementação de um modelo no DesignBuilder/EnergyPlus (trabalho prático)
II - QUALIDADE DO AMBIENTE INTERIOR
1. Conforto térmico
2. Qualidade do ar interior e ventilação
3. Conforto visual e iluminação
4. Conforto acústico e vibrações.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 50.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
C. Gallo, M. Sala & A.M.M. Sayigh Editors, “Architecture: Comfort and Energy”, Pergamon, 1998.
DesignBuilder v3.0 manual. DesignBuilder EnergyPlus Simulation Documentation, 2011.
ISO 13790:2008. "Calculation of energy use for space heating and cooling". CEN, 2008.
J.A. Clarke, “Energy Simulation in Building Design”, Butterworth Heinemann (2nd Edition), 2001.
Jennifer O’Connor et al., “Tips for daylighting with windows: The integrated approach”, LBNL-39945, University of California, Berkeley, CA, USA, 2008.
P. Santos, L. Simões da Silva & V. Ungureanu, “Energy Efficiency of Light-weight Steel-framed Buildings”. ECCS-TC14, N.129, 2012.
Agência Portuguesa do Ambiente, "Qualidade do Ar em Espaços Interiores - um Guia Técnico", 2009.
Francesca Alfano (ed.), "INDOOR ENVIRONMENT AND ENERGY EFFICIENCY IN SCHOOLS - PART 1- PRINCIPLES", REHVA, 2010.