Acústica e Vibrações nos Edifícios e sua Envolvente

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02028437
Área Científica
Acústica e Vibrações
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Curso de 1.º Ciclo em Engenharia Civil ou área afim.

Métodos de Ensino

As aulas serão essencialmente Teórico-Práticas, em que se intercala a exposição, com recurso a meios audiovisuais, dos conceitos e teoria, com a resolução de exercícios e aplicações práticas. Sempre que possível, irão sendo colocadas questões aos alunos, na sequência dos conhecimentos transmitidos, de forma a conduzir os alunos a novos conhecimentos e sua consolidação. Nestas aulas, haverá ainda a resolução de exercícios de aplicação prática pelos alunos, sob a orientação do docente.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina tem como objetivo apresentar e desenvolver conhecimentos de base da área da física da construção, essencialmente no que se refere a conceitos e competências relacionadas com a acústica e vibrações nos edifícios. Pretende-se alargar o âmbito dos conhecimentos de modo a dotar os alunos de capacidades para:

i) compreender os fenómenos de propagação do som e vibrações e os princípios gerais de isolamento;

ii) compreender o comportamento dos diversos materiais e soluções construtivas, relativamente à propagação do som e vibrações;

iii) conhecer e saber aplicar a legislação nacional relativa ao ruído em edifícios;

iv) conhecer, na generalidade, os principais ensaios de medição acústica em edifícios e de caracterização acústica de materiais e soluções construtivas.

Pretende-se que os alunos adquiram competências de análise e síntese, comunicação oral e escrita, resolução de problemas, raciocínio crítico, aprendizagem autónoma e aplicação prática de conhecimentos teóricos.   

Estágio(s)

Não

Programa

1. Noções gerais de acústica

Propagação do som; Grandezas e parâmetros acústicos; Fontes sonoras; Resposta do ouvido humano; Análise no tempo e em frequência.

2. Condicionamento acústico de espaços

Campo sonoro no interior de um espaço; Coeficiente de absorção; Tempo de reverberação; Materiais e sistemas absorventes; Princípios de condicionamento de espaços.

3. Isolamento a sons aéreos

Caracterização da redução sonora: métodos experimentais e modelos simplificados de previsão em diferentes tipos de elementos (simples, duplos, triplos e heterogéneos); Transmissão indireta do som; Tecnologias para isolamento.

4. Isolamento a sons de percussão

Propagação dos ruídos de percussão; Métodos de caracterização experimental e métodos simplificados de previsão; Tecnologias para isolamento.

5. Ruído e vibrações de equipamentos e instalações

6. Requisitos legais e normativos em acústica de edifícios

Normalização; Regulamento Geral do Ruído; Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Jorge Rodrigues Amado Mendes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Exame: 80.0%

Bibliografia

Tadeu, A., Mateus, D., António, J., Godinho, L., Amado Mendes, P., "Acústica Aplicada", apontamentos de apoio à disciplina, DEC-FCTUC, 2010.

Patrício, J., "Acústica nos Edifícios", 6ª ed., Verlag Dashofer, 412 pp., 2010.

Vigran, T.E., "Building Acoustics", Taylor & Francis, 2008.

Domingues, O., "A acústica nos edifícios: materiais e sistemas absorventes sonoros: coeficientes de absorção sonora", LNEC, 2005.

Domingues, O., "A acústica nos edifícios: pavimentos e revestimentos de pavimentos, isolamento a sons de percussão", LNEC, 2008.

Harris, C.M. (ed.), "Handbook of noise control", McGraw-Hill, 1957.

Josse, R., "Notions d'acoustique : à l'usage des architectes, ingénieurs et urbanistes", 3ª ed., Ed. Eyrolles, 1977.

Meisser, M., "Acustica de los edificios", Ed. Técnicos Asociados, 1973.

Martins da Silva, P., "Acústica de edifícios", Informação técnica. Edifícios, 8, LNEC, 1978.

Martins da Silva, P., "Projecto de condicionamento acústico de edifícios", LNEC, 2006.