Psicopedagogia no contexto das Necessidades Educativas Especiais

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02028409
Área Científica
Necessidades Educativas Especiais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e aulas teórico-práticas, integrando actividades de pesquisa orientada em contexto laboratorial. Durante as aulas teórico-práticas, será estimulada a participação dos estudantes em tarefas de pesquisa, a pares, em grupos de discussão, na apresentação oral de ideias fomentando a interacção entre os diferentes intervenientes no processo ensino - aprendizagem. Os estudantes são estimulados a ler artigos e capítulos de livro.

  

Resultados de Aprendizagem

  A unidade curricular aborda as principais correntes psico-pedagógicas, os diferentes estilos de ensino e as estratégias de ensino mais utilizadas no contexto do processo ensino-aprendizagem em crianças e jovens com NEE. Pretende-se que o estudante desenvolva competências teóricas e skills de intervenção pedagógica ajustados às necessidades educativas especiais.

- Conhecer e analisar criticamente as políticas e organizações do sistema educativo e desportivo e nas organizações que desenvolvem actividades de cariz da actividade física recreativa, desportiva, turístico e da reabilitação motora, psicológica e social;

- Conhecer os fundamentos que suportam as políticas de integração dos cidadãos com necessidades educativas especiais, numa perspectiva de integração plena em diferentes contextos educacionais, profissionais e socioculturais.  

Estágio(s)

Não

Programa

1. Princípios fundamentais e conceito de deficiência: sua relação no âmbito da Necessidades Educativas Especiais

2. O modelo médico versus modelo social: implicação em termos educacionais

3. Principais correntes psicopedagógicas e sua aplicação no contexto das NEE

4. Estilos e modelos de ensino

5. Estratégias de ensino mais utilizadas em alunos com NEE

7. Características do profissional que intervém no âmbito das NEE 

8. Educação para todos e a perspectiva de uma sociedade inclusiva. Será que podemos mesmo falar de inclusão?  

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Renato Bernardes Nobre

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

- Burton, D. (2007). Psycho-pedagogy and personalised learning. Journal of Education for Teaching, 33 (1): 5-17.

- Pagona, B. & Costas, M. (2008). The development of motor creativity in elementar school children and its retention, 20 (1): 72-80.

- Spodek, B. & Saracho, O.N. (2005). International perspectives on research in Early Childhood Education. Information Age Publishing, Inc.