Psicopedagogia no contexto das Necessidades Educativas Especiais
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2022-2023
02028409
Necessidades Educativas Especiais
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas e aulas teórico-práticas, integrando actividades de pesquisa orientada em contexto laboratorial. Durante as aulas teórico-práticas, será estimulada a participação dos estudantes em tarefas de pesquisa, a pares, em grupos de discussão, na apresentação oral de ideias fomentando a interacção entre os diferentes intervenientes no processo ensino - aprendizagem. Os estudantes são estimulados a ler artigos e capítulos de livro.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular aborda as principais correntes psico-pedagógicas, os diferentes estilos de ensino e as estratégias de ensino mais utilizadas no contexto do processo ensino-aprendizagem em crianças e jovens com NEE. Pretende-se que o estudante desenvolva competências teóricas e skills de intervenção pedagógica ajustados às necessidades educativas especiais.
- Conhecer e analisar criticamente as políticas e organizações do sistema educativo e desportivo e nas organizações que desenvolvem actividades de cariz da actividade física recreativa, desportiva, turístico e da reabilitação motora, psicológica e social;
- Conhecer os fundamentos que suportam as políticas de integração dos cidadãos com necessidades educativas especiais, numa perspectiva de integração plena em diferentes contextos educacionais, profissionais e socioculturais.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Princípios fundamentais e conceito de deficiência: sua relação no âmbito da Necessidades Educativas Especiais
2. O modelo médico versus modelo social: implicação em termos educacionais
3. Principais correntes psicopedagógicas e sua aplicação no contexto das NEE
4. Estilos e modelos de ensino
5. Estratégias de ensino mais utilizadas em alunos com NEE
7. Características do profissional que intervém no âmbito das NEE
8. Educação para todos e a perspectiva de uma sociedade inclusiva. Será que podemos mesmo falar de inclusão?
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Renato Bernardes Nobre
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
- Burton, D. (2007). Psycho-pedagogy and personalised learning. Journal of Education for Teaching, 33 (1): 5-17.
- Pagona, B. & Costas, M. (2008). The development of motor creativity in elementar school children and its retention, 20 (1): 72-80.
- Spodek, B. & Saracho, O.N. (2005). International perspectives on research in Early Childhood Education. Information Age Publishing, Inc.