Investigação Aplicada III

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
01014925
Área Científica
Unidades Curriculares Opcionais
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

A. Conhecimentos

Esta UC requer a aquisição prévia de conhecimentos base em Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Introdução à Investigação (UC opcional proposta) e Seminários de Investigação (UC opcional proposta).

B. Aptidões e atitudes:

Línguas: Capacidade de leitura, compreensão e expressão escrita e oral, não só da Língua da Portuguesa, como de Língua Inglesa, que permitam aceder à bibliografia e desenvolver capacidades de comunicação.

Tecnologias de Informação: capacidade de utilização de recursos informáticos para aceder à Internet, pesquisa bibliográfica com recurso à PubMed, e preparação de comunicações orais e em painel.

Atitudes: Motivação e capacidade de estudo autónomo, espírito crítico, abertura à aprendizagem contínua e integrada e capacidade de trabalhar em grupo.

Métodos de Ensino

O aluno deve desenvolver, de forma independente e autónoma, sob orientação de um tutor, um projeto de investigação científica numa área biomédica, preferencialmente multidisciplinar e transversal, abordando de forma coerente e integrada diferentes aspetos da investigação. O aluno deve contribuir para a realização da parte experimental do projeto, em ambiente de laboratório, apresentar e interpretar os resultados obtidos e propôr estratégias para a prossecução do estudo. O aluno fará a apresentação e discussão dos resultados de forma regular em reuniões de grupo e num 'workshop' da U C.

Resultados de Aprendizagem

A UC de "Investigação Aplicada III" destina-se a criar as condições de execução e acompanhamento do aluno no desenvolvimento de um projeto de investigação definido na UC "Seminários de Investigação" (UC opcional proposta), cujos resultados sejam suscetíveis de vir a integrar a sua tese de Mestrado. Pretende-se que o aluno adquira competências em investigação científica sob a orientação de um tutor doutorado, investigador ou docente da FMUC.

Estágio(s)

Não

Programa

Desenvolvimento de um projeto de investigação numa área temática preferencialmente alinhada com as áreas estratégicas pré-definidas pela FMUC,  nomeadamente as áreas das Ciências da Visão, Neurociências, Cardiovascular, Oncologia Genética e Meio Ambiente e Envelhecimento, assim como outros temas de interesse para os grupos de investigação que suportarão a execução do projeto. O projeto de investigação deverá ser multidisciplinar.

Docente(s) responsável(eis)

António Francisco Rosa Gomes Ambrósio

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 80.0%

Bibliografia

Artigos científicos selecionados na área do projeto.