Seminários de Investigação

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
01014919
Área Científica
Unidades Curriculares Opcionais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Realização da UC "Introdução à Investigação" e domínio da língua inglesa ao nível da leitura e compreensão.

Métodos de Ensino

A UC será leccionada, na sua grande maioria, sob a forma de seminários de investigação, apresentados por investigadores e docentes da Escola.  Os estudantes são encorajados a intervir e participar de forma activa na discussão dos temas apresentados. Com o objetivo de fornecer aos alunos as competências necessárias para o desenho de uma proposta de projecto de investigação, parte das aulas serão dedicadas a este tópico, onde, serão identificadas, e discutida a importância das diversas partes que constituem uma proposta de projeto de investigação.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que o aluno tenha um primeiro contacto com a investigação de excelência, na área biomédica, que é desenvolvida no seio da Escola. Neste contexto, os alunos serão expostos a diversos projectos de investigação, desenvolvidos por Investigadores/ Docentes da FMUC, abordando questões cientificas variadas, e utilizando técnicas e metodologias diversas. Sempre que possível, os projectos deverão ter um carácter transdiciplinar, por forma a dar uma visão integrativa e complementar do processo de investigação, em áreas de grande relevância clínica. No âmbito desta UC pretende-se ainda que o aluno adquira as competências necessárias para elaborar uma proposta de projecto de investigação, sendo para isso capaz de identificar e selecionar um conjunto de metodologias e técnicas que sejam apropriadas para testar uma determinada hipótese científica.

Estágio(s)

Não

Programa

No âmbito dos "Seminários de Investigação" serão apresentados e discutidos tópicos, na forma de seminários, nas áreas de especialização dos prelectores. Tipicamente, estas apresentações deverão incidir em projectos de investigação desenvolvidos por docentes e investigadores da FMUC, e nelas deve ser estimulada a participação activa e critica dos alunos. Esta UC insere-se numa estratégia  estruturada, integrativa e coerente da oferta das várias UC dedicadas á Investigação Cientifica. Assim, dada a articulação que se pretende que exista com as UC "Projecto de Investigação", estes seminários servirão como uma espécie de montra, ou um primeiro contacto do aluno com os conteúdos e temas dos projectos de investigação laboratorial que os alunos poderão vir a desenvolver. Para alem dos Seminários científicos, será ainda abordado o tema “como elaborar um projecto de investigação”, permitindo adquirir as competências que lhe possibilitem desenhar uma proposta de projecto de investigação.

Docente(s) responsável(eis)

Henrique Manuel Paixão dos Santos Girão

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 30.0%
Projecto: 70.0%

Bibliografia

Selected papers from international scientific journals within the scope  of different aspects of health and biological sciences, including, cell biology and biomedicineareas