Iniciação à Língua Chinesa e ao Panorama da China Contemporânea
1
2014-2015
02028245
Linguas e Literaturas Estrangeiras
Chinês
Presencial
1.5
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Aulas de exposição e de comunicação, utilizando meios de multimédia (computadores e projetor).
A avaliação consiste em: participação dos alunos nas aulas (presença, interesse, interação) 20%, trabalho para casa (principalmente cópias das palavras essenciais) 20%, apresentação sobre a cultura/política/economia chinesa (em português, palavras essenciais em chinês) 30%, exame oral (apresentação ou conversação) 30%.
Resultados de Aprendizagem
O curso visa dar a conhecer as expressões essenciais do chinês do quotidiano; os aspectos culturais, político e económico da sociedade chinesa contemporânea.
No final do curso, o aluno deve ser capaz de fazer uma apresentação simples em chinês, sobre si, sobre a sua família e sobre o seu dia-a-dia; desenvolver uma conversa simples do dia-a-dia; conhecer alguns aspectos fundamentais e actuais da sociedade chinesa.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Apresentação do curso. Apresentação dos alunos. Os aspetos fundamentais da língua e dos dialectos chineses, a história do Mandarim. Aspectos particulares da pronúncia e da escrita. Conversação: pré-avaliação do conhecimento dos alunos sobre a China. Definição, junto com os alunos, dos temas culturais, políticos e económicos que serão tratados com alguma profundidade durante o curso.
- Cumprimentos, nome e apelido, nacionalidade, naturalidade
- Cultura chinesa: tema 1.
- Família; contagem; dias, meses, anos.
- Política chinesa: tema 2.
- Profissões, locais, autoapresentação e conversação.
- Economia chinesa: tema 3.
- Horas, dia-a-dia; direções.
- Cultura chinesa: tema 4.
- Meios de transporte; viagens
- Política chinesa: tema 5.
- Compras; comida; cores, roupas.
- Economia chinesa: tema 6.
- Apresentação dos alunos sobre a China.
- Exame final (oral)
Docente(s) responsável(eis)
Miao Zhou
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação consiste em: participação dos alunos nas aulas (presença, interesse, interação) 20%, trabalho para casa (principalmente cópias das palavras essenciais) 20%, apresentação sobre a cultura/política/economia chinesa (em português, palavras essenciais em chinês) 30%, exame oral (apresentação ou conversação) 30%. : 100.0%
Bibliografia
WANG, Suoying e LU, Yanbin (2008): Lições de Chinês para Portugueses Livro 1 e 2, Centro Científico e Cultural de Macau, I.P., Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lisboa
TAN, Chunjian e LIANG, Yanmin (2008): Jingying Chinês (Básico), Ed. Education Hebei, Shijiazhuang