Iniciação à Língua Chinesa e ao Panorama da China Contemporânea

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
02028245
Área Científica
Linguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Chinês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
1.5
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas de exposição e de comunicação, utilizando meios de multimédia (computadores e projetor).

A avaliação consiste em: participação dos alunos nas aulas (presença, interesse, interação) 20%, trabalho para casa (principalmente cópias das palavras essenciais) 20%, apresentação sobre a cultura/política/economia chinesa (em português, palavras essenciais em chinês) 30%, exame oral (apresentação ou conversação) 30%.

Resultados de Aprendizagem

O curso visa dar a conhecer as expressões essenciais do chinês do quotidiano; os aspectos culturais, político e económico da sociedade chinesa contemporânea.

No final do curso, o aluno deve ser capaz de fazer uma apresentação simples em chinês, sobre si, sobre a sua família e sobre o seu dia-a-dia; desenvolver uma conversa simples do dia-a-dia; conhecer alguns aspectos fundamentais e actuais da sociedade chinesa.

Estágio(s)

Não

Programa

  1. Apresentação do curso. Apresentação dos alunos. Os aspetos fundamentais da língua e dos dialectos chineses, a história do Mandarim. Aspectos particulares da pronúncia e da escrita. Conversação: pré-avaliação do conhecimento dos alunos sobre a China. Definição, junto com os alunos, dos temas culturais, políticos e económicos que serão tratados com alguma profundidade durante o curso.
  2. Cumprimentos, nome e apelido, nacionalidade, naturalidade
  3. Cultura chinesa: tema 1.
  4. Família; contagem; dias, meses, anos.
  5. Política chinesa: tema 2.
  6. Profissões, locais, autoapresentação e conversação.
  7. Economia chinesa: tema 3.
  8. Horas, dia-a-dia; direções.
  9. Cultura chinesa: tema 4.
  10. Meios de transporte; viagens
  11. Política chinesa: tema 5.
  12. Compras; comida; cores, roupas.
  13. Economia chinesa: tema 6.
  14. Apresentação dos alunos sobre a China.
  15. Exame final (oral)

Docente(s) responsável(eis)

Miao Zhou

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação consiste em: participação dos alunos nas aulas (presença, interesse, interação) 20%, trabalho para casa (principalmente cópias das palavras essenciais) 20%, apresentação sobre a cultura/política/economia chinesa (em português, palavras essenciais em chinês) 30%, exame oral (apresentação ou conversação) 30%. : 100.0%

Bibliografia

WANG, Suoying e LU, Yanbin (2008): Lições de Chinês para Portugueses Livro 1 e 2, Centro Científico e Cultural de Macau, I.P., Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lisboa

TAN, Chunjian e LIANG, Yanmin (2008): Jingying Chinês (Básico), Ed. Education Hebei, Shijiazhuang