Iniciação à Língua e Medicina Tradicional Chinesa

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
02028217
Área Científica
Linguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Chinês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
1.5
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas de exposição e de comunicação, utilizando meios de multimédia (computadores e projetor).

Resultados de Aprendizagem

  O curso visa proporcionar aos alunos o vocabulário básico de chinês do quotidiano (temas pré-definidos); o vocabulário avançado de chinês para a ciência e a medicina; os conhecimentos básicos relacionados sobre a medicina chinesa. 

  Depois de completar todas as unidades, o aluno deve ser capaz de ler, compreender e escrever o vocabulário básico de chinês do quotidiano; dominar algumas expressões mais utilizadas no dia-a-dia; conhecer o vocabulário avançado do chinês para a ciência e a medicina; conhecer e entender as noções mais fundamentais da medicina tradicional chinesa.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Apresentação do curso.
Aspetos fundamentais das línguas chinesas e o caso do Mandarim.
Aspetos particulares da pronúncia e da escrita.
2.Vocabulário básico:
Cumprimentos, nome, apelido, nacionalidade, naturalidade.
Contagem. Dias,semanas,meses,anos,signos.
Horas e datas.Locais e direções.
Meios de transporte e viagens.Roupas.
Comidas,refeições e dietas.
Filosofia e tradições ligadas à saúde.
3.Vocabulário avançado:
Instituições e profissões ligadas à saúde.
Anatomia humana.
Fisiologia e patologia humanas.
Semiologia e terapêutica.
Ciência e tecnologia, mecânica.
4.Considerações históricas e linguísticas sobre a medicina tradicional chinesa
5.Revisão geral.Pronúncia e escrita das palavras essenciais.
6.Apresentações dos alunos:reflexão/apresentação sobre os aspectos fundamentais da cultura e/ou da medicina chinesa.
7.Exame escrito.

Docente(s) responsável(eis)

Miao Zhou

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação consiste na participação dos alunos nas aulas (presença, manifestação do interesse, interação) 20%, trabalho para casa (principalmente cópias das palavras essenciais) 20%, apresentação sobre a cultura e/ou medicina chinesa (em português, palavras essenciais em chinês) 30%, teste do vocabulário (exame final, escrito) 30%. : 100.0%

Bibliografia

WANG, Suoying e LU, Yanbin (2008): Lições de Chinês para Portugueses Livro 1 e 2, Centro Científico e Cultural de Macau, I.P., Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lisboa

TAN, Chunjian e LIANG, Yanmin coord. (2008): Jingying Chinês (Básico), Ed. Educação Hebei, Shijiazhuang

KAPTCHUK, Ted. J (2009): Das Große Buch der Chinesischen Medizin – Die Medizin von Yin und Yang in Theorie und Praxis, Fischer Taschenbuch Verlag, Frankfurt am Main