Linguística Aplicada ao Ensino do Português
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2018-2019
03017577
Linguística
Português
Presencial
Semestral
15.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Um conhecimento mínimo de português de nível C1.
Métodos de Ensino
As aulas funcionam em regime seminarial, com uma componente expositiva e outra de discussão de materiais diversos (bibliografia recomendada, documentos e materiais relevantes para o ensino-aprendizagem de português como língua materna e não materna). No ponto 4, trabalha-se uma dimensão mais prática, com produção de recursos didáticos para fins específicos.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deverá ser capaz de:
1. Ao nível das competências:
- definir, com orientação, objetivos de investigação;
- recolher e selecionar, com autonomia, informação credível e relevante tendo em conta os seus objetivos de investigação;
- planificar e redigir um trabalho científico, com base na identificação de um problema relevante, hipóteses de resposta, argumentos e contra-argumentos teóricos e empíricos, e apresentá-lo oralmente;
2. Ao nível dos conteúdos:
- reconhecer o escopo e os objetivos da Linguística Aplicada ao Ensino/Linguística Educacional.
- reconhecer as dimensões de interação entre os saberes metalinguísticos e as atividades linguísticas e comunicativas;
- propor modos de operacionalização didática adequados a diferentes contextos de ensino-aprendizagem do português como L1 e L2.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Linguística educacional: escopo e objetivos.
2. Conhecimento linguístico e conhecimento metalinguístico.
2.1. Delimitação e caracterização.
2.2. Interações entre saberes metalinguísticos e atividades linguísticas e comunicativas (L1 e L2).
2.2.1. Desenvolvimentos tardios na aquisição da L1.
2.2.2. Leitura e escrita.
2.2.3. Aquisição e aprendizagem de L2.
3. O ensino da língua portuguesa.
3.1. Métodos e abordagens no ensino do português.
3.2. Materiais e recursos didáticos: avaliação, seleção e uso.
3.3. Planificação e avaliação do processo de ensino-aprendizagem de língua.
Docente(s) responsável(eis)
Cristina dos Santos Pereira Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 15.0%
Resolução de problemas: 15.0%
Outra: 20.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
Duarte, I. (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: DGIDC/ME.
Ellis, R. (2009). SLA Research and Language Teaching. Oxford: OUP.
Gombert, J.-E. (1990). Le développment métalinguistique. Paris: PUF.
Martins, C., & Pereira, I. (2011). Metodologias de ensino de PL2 à medida dos aprendentes. In C. Flores (Ed.) Múltiplos Olhares Sobre o Bilinguismo (pp. 45-65). Braga: Húmus.
Santos, I., & Martins, C. (2002). The Schooling Process and Awareness of the Standard: Examples from Dialect Phonetics. Language Awareness, 11 (4), 229-239.
Spolsky, B., & Hult, F. M. (Eds.) (2010). The Handbook of Educational Linguistics. Malden: Blackwell.
Veloso, J. (2007). Da influência do conhecimento ortográfico sobre o conhecimento fonológico. Estudo longitudinal de um grupo de crianças falantes do português europeu. München: LINCOM.
Long, M. H., & Doughty, C . J. (Eds.) (2011). The Handbook of Language Teaching. Malden: Blackwell.