Computação Móvel

Ano
4
Ano lectivo
2020-2021
Código
02028154
Área Científica
Engenharia Biomédica
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura em Design e Multimédia, Engenharia Informática ou equivalente.

Métodos de Ensino

Apresentações nas aulas teóricas pelo professor e pelos alunos; realização de trabalhos laboratoriais pelos alunos nas aulas PLs e em actividades de projecto autónomo.

Resultados de Aprendizagem

São objectivos desta unidade curricular o estudo e a compreensão dos métodos, ferramentas, desafios fundamentais e problemas da computação móvel (comunicação, segurança, disponibilidade, acesso a informação remota, contextualização, adaptabilidade, localização, escalabilidade), arquiteturas, paradigmas e aspetos relevantes para a computação móvel (hoarding/staging, replicação, consistência, sincronização, descoberta de recursos, middleware, awareness, segurança, código móvel, etc).

O aluno deverá desenvolver conhecimentos e capacidades para:

- análise, concepção, desenvolvimento, teste e manutenção de aplicações de computação móvel;

- escolha de plataformas tecnológicas adequadas ao cenário da aplicação;

- realizar aplicações e serviços locais e remotos, conforme as necessidades, com interface adequada;

- integrar serviços e aplicações disponíveis, resolver problemas de desempenho, segurança e escalabilidade;

- trabalho em grupo, raciocínio critico, autoaprendizagem e investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução à computação móvel

2. Conceitos básicos de computação móvel

3. Plataformas de computação móve

4. Aplicações para computação móvel

5. Aspetos avançados de computação móvel

6. Desenvolvimento de aplicações de computação móvel.

Docente(s) responsável(eis)

Tiago José dos Santos Martins da Cruz

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Exame: 25.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

- Programming the Mobile Web, Maximiliano Firtman, O'Reilly, 2010, ISBN: 978-0-596-80778-8

- Architecting Mobile Solutions for the Enterprise, Dino Esposito, Microsoft Press, 2012, ISBN: 978-0-735-66302-2

- Rapid Android Development, Daniel Sauter, The Pragmatic Programmers, 2013, ISBN: 978-1-93778-506-2

- Expert Android, Satya Komatineni, Dave MacLean, Apress, 2013, ISBN: 978-1-4302-4950-4

- Programming Windows Phone 7, Charles Petzold, Microsoft Press, 2010, ISBN: 978-0-7356-4335-2

- iOS Developer's Guide to Views and View Controllers, Jesse Feiler, O'Reilly, April 2015.