Urbanismo Arquitetura e Turismo

Ano
4
Ano lectivo
2021-2022
Código
02028135
Área Científica
Urbanismo
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Projeto, História da Arquitetura, Teoria da Arquitetura.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada dos conceitos fundamentais em discussão e com análise crítica dos casos de estudo selecionados, conduzindo à elaboração de um projeto final de síntese de conhecimentos. A avaliação consiste de um exame individual com peso de 60% na nota final e de um trabalho prático de grupo com peso de 40%

Resultados de Aprendizagem

Urbanismo Arquitetura e Turismo propõe uma reflexão sobre as repercussões do lazer na sociedade e no território contemporâneos. Lazer que está na origem de um dos fenómenos mais significativos e complexos do último século, com impacto a diferentes níveis e escalas, do cultural ao económico, do urbano ao arquitetónico: o Turismo. O principal objetivo é o desenvolvimento de capacidades instrumentais e interpretativas associadas à prática da Arquitetura, pelo confronto entre uma dimensão analítica e expositiva - componente teórica - e a elaboração de um discurso crítico sobre a circunstância actual - componente prática.
Procura-se, desta forma, aprofundar competências individuais no âmbito da:
1. Organização de conhecimentos relacionados com o processo de construção e ordenamento do território.
2. Pesquisa, classificação e síntese de informação.
3. Análise de casos de estudo e sua discussão crítica.
4. Aplicação prática de conhecimentos teóricos na construção de um raciocínio autónomo.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa estrutura-se a partir de diferentes módulos de aproximação ao tema proposto, organizados em função de uma leitura diacrónica dos conteúdos em discussão. Numa abordagem inicial, foca-se a emergência do fenómeno turístico e a sua implantação física no território, processo no qual o Urbanismo e a Arquitetura desempenham um papel relevante enquanto mecanismos de espacialização e de localização do tempo de lazer. Num segundo momento, assiste-se a uma massificação das práticas turísticas face à crescente democratização das férias pagas e do acesso aos meios de transporte. Alargado a uma escala global, o Turismo alimenta a exploração dos lugares enquanto produtos, em que imagem e identidade funcionam como valores distintivos. Neste novo contexto, a Arquitetura e o Urbanismo assumem outro protagonismo, apresentando-se, por um lado, eles próprios, como atracção turística e, por outro, como garantia da qualidade visual e espacial dos ambientes criados para uso e consumo turístico.

Docente(s) responsável(eis)

Susana Luísa Mexia Lobo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 40.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

AA.VV. Arquitectura y Turismo: 1925-1965. Actas do IV Congresso DoCoMoMo Ibérico. [s.l.]:Fundación DoCoMoMo Ibérico,  2004.

CANDILIS, Georges. Arquitectura y urbanismo del turismo de masas. Barcelona: Editorisl Gustavo Gili, 1973.

COHEN, Erik. Contemporary Tourism: Diversity and Change. Amsterdam: Elsevier, 2004.

CORBIN, Alain. História dos tempos livres: o advento do lazer. Lisboa: Editorial Teorema, 2001.

DUMAZEDIER, Joffre. Vers une civilisation du loisir?. Rais: Éditions du Seuil, 1962.

GAVIRIA, Mario, et. al..España a Go-Go: Turismo charter y neocolonialismo del espacio. Madrid: Ediciones Turner, 1975.

GOSSEYE, Janina, HEYNEN, Hilde (eds.). Architecture for leisure in post-war Europe: 1945-1989. Leuven: Katholieke Universiteit, 2012.

FERRO, António. Turismo: Fonte de riqueza e de Poesia. Lisboa: Edições SNI, 1949.

LASANSKY, D. Medina, MCLAREN, Brian (eds.), Arquitectura y Turismo: percepción, representación y lugar. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2006.

LOBO, Susana. Arquitectura e Turismo: planos e projectos. As cenografias do lazer na costa portuguesa, da 1.ª República à Democracia. Dissertação de doutoramento em Teoria e História da Arquitectura. Coimbra: Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, 2013.

MACCANNELL, Dean. The Tourist: A new theory of the leisure class. Berkeley: University of California Press, 1999.

PINA, Paulo. Portugal: o turismo no século XX. Lisboa: Lucidus Publicações, 1988.

VILHENA, Filipa. Play Time: Guia sobre a construção do espaço turístico. Prova Final de licenciatura em Arquitectura. Coimbra: Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, 2008.

URRY, John. The tourist gaze. London: Sage Publications, 2002.

WAGENAAR, Cor (ed.). Happy: Cities and Public hapiness in post-war Europe. Rotterdam: NAI Publishers, 2004.