Conceitos e Práticas da Arte Contemporânea

Ano
4
Ano lectivo
2021-2022
Código
02028070
Área Científica
Desenho
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas serão conduzidas num percurso pela obra de Marcel Duchamp, a partir da análise de cada obra, estimulando a participação dos alunos e investindo nas suas capacidades de conceptualização.

Avaliação:

- Frequência; 100% ou

- Exame/ 100%

Os estudantes podem optar por fazer só frequência ou só exame. No caso de fazerem ambos, ficarão com a nota mais elevada.

Tanto na frequência quanto no exame os alunos estarão perante reproduções de obras de Duchamp para analisar e/ou relacionar num âmbito conceptual alargado.

Resultados de Aprendizagem

Através da leitura das obras de Marcel Duchamp, desenvolver nos alunos capacidades de leitura da dimensão conceptual da obra de arte, na relação entre as ideias e as formas. A pluralidade da sua prática, para além do entendimento da dinâmica do fenómeno estético, abre caminho para a aquisição de processos de leitura da prática artística contemporânea e para o entendimento da arte como forma de reflexão sobre a realidade.

Neste sentido, a obra de Duchamp, pioneira dos aspetos mais relevantes que caracterizam a prática artística contemporânea, será um contributo para agilizar as capacidades dos alunos no que diz respeito á complexidade da perceção da obra de arte.

É um dos objetivos desta disciplina, reconhecer a importância da sua obra nas suas relações com os primeiros.

Estágio(s)

Não

Programa

a) Duchamp na génese da Arte Moderna: a procura da arte não retiniana num contexto de autonomia da visualidade.

b) Relação entre a visualidade cubista e a narratividade

c) O afastamento do sentido artesanal da obra de arte para a sua dimensão mental.

d) A afirmação de uma obra que não se inscreve nos limites de qualquer movimento artístico.

e) Relação entre o pictórico e o conceptual

f) Os readymade e a expansão do conceito de obra de arte

g) A arte como forma de reflexão estética

h) A obra de arte e a ideia de indivíduo

i) A obra de arte e o espectador

j) Duchamp como catalisador das principais práticas artísticas do nosso tempo.

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Frequência: 100.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Ferrier, Jean Louis, Art of the 20th century, Éditions du Chêne, 1999

Stangos, Nikos, Concepts of modern art, ed. World of art, 1994

Ashton, Dore, Rencontre avec Marcel Duchamp, ed. L’Echoppe, Paris 1996

Drucker, Johanna, Theorizing modernism, ed. Columbia University Press, Nova Iorque, 1994

Duchamp, Marcel, Duchamp du signe, ed. Flammarion, Paris, 1994

Duchamp, Marcel, Engenheiro do Tempo Perdido, entrevistas com Pierre Cabanne, ed. Assírio & Alvim, Lisboa, 1990

Duve, Thierry de, The definitively unfinished Marcel Duchamp, ed. MIT Press, Massachusetsk, 1993

Duve, Thierry de, Resonances du readymade, Éditions Jacqueline Chambon, Nîmes, 1989

Duve, Thierry,"Nominalisme pictural", Editions de Minuit,Paris, 1984

Lyotard, Jean-François, Les transformateurs DUchamp, éditions Galilée, Paris, 1997

Schwarz, Arturo, The complete works of Marcel Duchamp, Nova Iorque, 1997

Stilles, Kristine e Selz, Peter, Theories and documents of Contemporary Art, ed. University of California Press, 1996.