Seminário de Investigação

Ano
5
Ano lectivo
2019-2020
Código
02028008
Área Científica
Arquitetura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

As unidades curriculares do primeiro ciclo, nomeadamente Projeto, Geometria, Desenho, História da Arquitetura, Teoria de Arquitetura, Construção.

As unidades curriculares do primeiro ano do segundo ciclo, nomeadamente Projeto, Urbanismo, Urbanística e Urbanização. 

Competências em análise, síntese, organização e planeamento estratégico.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas são lecionados os conteúdos programáticos, segundo um modelo expositivo. Paralelamente são apresentados e debatidos projetos de investigação realizados por docentes convidados.

Nas aulas práticas são constituídos nove seminários de grupos de discussão para um acompanhamento em grupo do projeto de investigação individual de cada aluno. Para cada aula o aluno deve trazer um ponto de situação, com texto ou diapositivos, do desenvolvimento do seu projeto de investigação, de acordo com objetivos definidos pelo docente.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo da Unidade Curricular é a construção individual do Projeto de Tese em Arquitetura, preparatório da Dissertação de Mestrado.

Seminário de Investigação estrutura-se em aulas Teóricas que introduzem a estrutura e instrumentos de um projeto de investigação em Arquitetura, e aulas de Prática Laboratorial onde se aprofunda uma temática específica de investigação disponibilizada em: [A] os Ateliers de Projeto de 5º ano; [B] os temas oferecidos pelos docentes, em cada edição desta UC. 

Dá ênfase aos seguintes objetivos específicos: 

a) Enunciar e delimitar uma problemática de Arquitetura considerando um tema de investigação disciplinar.

b) Selecionar as referências teóricas, bibliográficas e estudos de caso pertinentes para o estudo e/ou projeto.

c) Incentivar uma perspectiva crítica sobre as referências arquitectónicas, teóricas e metodológicas utilizadas.

d) Explorar os instrumentos de representação mais adequados à concepção, produção e comunicação do estudo e/ou projeto.

Estágio(s)

Não

Programa

Os conteúdos programáticos genéricos são:

- Estrutura de um trabalho de investigação e de uma comunicação académica na área de Arquitetura.

- Disciplinaridade, originalidade e pertinência numa tese académica em Arquitetura.

- Formatação académica do trabalho de projeto: uma prática reflexiva. A dissertação de mestrado como construção processual.

- Adequação dos instrumentos do projeto de arquitetura na investigação pelo projeto.

- Ética na referenciação académica e na investigação.

- Recolha, organização e apresentação de material considerado relevante para os temas a explorar individualmente.

- Seleção de exemplos e casos de dissertações de mestrado em Arquitetura.

Os conteúdos programáticos específicos, relacionados com os temas de investigação a desenvolver em cada Seminário temático, estão dependentes da especificidade do tema. Esses conteúdos estabelecem uma bibliografia, estudos de caso, instrumentos e métodos próprios.

Docente(s) responsável(eis)

Walter Rossa Ferreira da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 20.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

Borden, I., Rüedi, K. (2000). The Dissertation. An Architecture Student's Handbook. Londres: Architectural Press.

Eco, U. (1977). Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas. Lisboa: Editorial Presença.

Figueira, J., Bandeirinha, J. A., Moniz, G. C. (eds.). (2001). ECDJ, Investigar em Arquitetura?, #5.

Guillerme, J. (2008). L'art du Projet. Histoire, technique, architecture. Wavre: Mardaga.

Groat, L. N., Wang, D. (2013). Architectural research Methods. 2nd edition. Wiley.

Ingold, Tim (2009) Making: Anthropology, Archaelogy, Art and Architecture. Londres: Routledge.

Leach, N. (1997). Rethinking architecture. Londres: Routledge.

Solà-Morales, I. de. (2003). “Prácticas teóricas, prácticas históricas, prácticas arquitectónicas.” in Inscripciones (pp. 257-266). Barcelona: Editorial Gustavo Gili.