Seminário de Investigação

Ano
5
Ano lectivo
2017-2018
Código
02028008
Área Científica
Arquitetura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Devido à natureza generalista da disciplina são necessários os conhecimentos adquiridos em todas as disciplinas do curso de Mestrado Integrado em Arquitetura até ao 8º Semestre.

Competências principais: em análise e síntese; em relações interpessoais; em raciocínio crítico; em autocrítica e autoavaliação; em investigar.

Competências secundárias: em organização e planificação; em comunicação oral e escrita; na resolução de problemas; em trabalho em grupo; em aprendizagem autónoma.

Competências técnicas relacionadas com a utilização dos sistemas informáticos (Word, Excel, Powerpoint, Autocad, Consulta bibliográfica, bases de dados).

Competências numa língua estrangeira, preferencialmente o Inglês.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas são lecionados os conteúdos programáticos, segundo um modelo expositivo. Paralelamente são apresentados e debatidos projetos de investigação realizados por docentes convidados.

As aulas práticas são organizadas preferencialmente em 8 seminários temáticos, coordenados por 8 docentes, sendo 5 seminários (turmas) de teoria e 3 de projecto. Nas diversas aulas práticas os alunos constróem o seu projeto de dessertação/trabalho de projeto a partir dos temas propostos pelos docentes. O método de ensino-aprendizagem é de seminário através de grupos de discussão.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina basea-se num processo de ensino-aprendizagem de permanente experimentação para promover o debate sobre os métodos e as temáticas de investigação de Arquitetura, orientando-se mais para a formação do que para a informação

De facto, o objetivo central é desenvolver linhas de pensamento que permitam fazer a ligação entre os conteúdos disciplinares e a originalidade e pertinência dos temas abordados, tendo em vista a apresentação de um Projeto de Investigação de "Dissertação" ou de "Trabalho de Projeto"

Objetivos específicos: 

a) Aferir a disciplinaridade e a pertinência do tema

b) Incentivar a reflexão crítica sobre o tema e subtemas.

c) Fortalecer o desenvolvimento de pensamento original e autónomo

d) Explorar os instrumentos metodológicos necessários para o desenvolvimento dos temas tratados

e) Gerar, pesquisar e organizar informação pertinente para o desenvolvimento do tema

f) Relacionar o conhecimento sobre as teorias, métodos e técnicas adquiridas em outras disciplinas.

Estágio(s)

Não

Programa

As aulas teóricas enquadram a Investigação em Arquitetura numa perspetiva histórica, metodológica e formal através de modelos teóricos e de exemplos práticos. Assim, serão abordados os seguintes conteúdos programáticos:

a)Questões fundamentais em investigação em Arquitetura: disciplinaridade, originalidade e pertinência

b)Paradigmas da investigação em Arquitetura: uma perspectiva histórica

c)Metodologias e instrumentos para a elaboração de um Projeto de Dissertação/Trabalho de Projeto

d)Formatação de um Projeto de Investigação de Dissertação/Trabalho de Projeto

e)Discussão sistematizada sobre temas

d)Questões éticas

As aulas teórico-práticas são seminários de discussão conjunta sobre os temas apresentados pelos alunos, a partir das linhas de investigação propostas pelos docentes. Neste contexto, os alunos deverão fazer a recolha, organização e apresentação de material considerado relevante para desenvolver um Projeto de Dissertação/Trabalho de Projeto, que será objeto de avaliação.

Docente(s) responsável(eis)

Gonçalo Esteves de Oliveira do Canto Moniz

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 20.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

Eco, U. (1977). Como se Faz uma Tese. Lisboa: Presença.

Borden, I., Rüedi, K. (2000). The Dissertation. An Architecture Student’s Handbook. Londres: Architectural Press.

Costa. A. A. (1995). Introdução ao Estudo da História da Arquitectura Portuguesa. Porto: FAUP Publicações.

ECDJ (2001), Investigar em Arquitetura?, 5.

Katinsky, J. R. (2011). Pesquisa Acadêmica na FAUUSP. São Paulo: FAUUSP.

ECDJ, Investigar em Arquitetura?, 5, 22-39.

Moniz, G. M. (2011). O Ensino Moderno da Arquitectura. Coimbra: edarq.

Montaner. J. M. (1999). Arquitectura y crítica. Barcelona: GG.

Ensinar pelo Projecto (2014), Joelho, 4

Santos, B. S. (1987), Um Discurso sobre as Ciências. Porto: Afrontamento.

Solà-Morales, I. de. (2003). Inscripciones. Barcelona: Gustavo Gili.

Tafuri, M. (1979). Teorias e História da Arquitectura. Lisboa: Presença.

Távora, F. (1962). Da Organização do Espaço. Porto: FAUP Publicações

Teyssot, G. (2010), Da Teoria da Arquitectura: Doze Ensaios. Lisboa: Edições 70.