Atelier Projeto II A

Ano
5
Ano lectivo
2021-2022
Código
02027968
Área Científica
Arquitetura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Todas as unidades curriculares do 1.º ciclo; Atelier de Projeto I; Urbanística; Urbanização; Urbanismo; Ciências Humanas

Conhecimentos históricos e teóricos de ordenamento do território e do urbanismo 

Competências em análise, síntese, organização e planeamento estratégico.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e teorias fundamentais que suportam as temáticas propostas pelo atelier de projecto.

Aulas teórico-práticas, com apoio docente ao trabalho no estirador, em que se pretende que os alunos desenvolvam um Projecto: em grupo, numa primeira fase de debate estratégico; individualmente, numa segunda fase, aprofundando os conceitos teóricos dados e as metodologias debatidas colectivamente.

Estão previstas viagens e visitas de estudo às áreas de intervenção e casos pardigmáticos.

Resultados de Aprendizagem

Atelier de Projecto II A (AP-IIA) tem como objectivo principal explorar as relações entre Memória e Arquitectura.

A Unidade Curricular Atelier de Projeto II inicia a derradeira fase de um trajeto de simulação projetual que os alunos desenvolvem ao longo do curso de Mestrado Integrado em Arquitetura. Neste sentido, e tendo em conta a sua inserção no final do 2º Ciclo de Estudos, ela oferece temáticas e programas decorrentes dessa aprendizagem, a escolher pelo aluno, de forma a completar ou enriquecer o seu trajeto anterior, desenvolvido dentro ou fora do DARQ/FCTUC.

No Atelier de Projeto IIA - Arquitectura e Memória, as competências a desenvolver centram-se na compreensão da profissão de arquitecto e do seu papel na sociedade, nomeadamente, pela elaboração de projectos que tomem em consideração os factores sociais, no conhecimento dos métodos de investigação pelo projecto (research by design) e na capacidade técnica que permita desenvolver construções que satisfaçam os utentes.

Estágio(s)

Não

Programa

Arquitectura e Memória relaciona a transformação de determinadas tipologias arquitectónicas com a evolução histórica de determinadas morfologias urbanas – no sentido de uma “arquitectura da memória”.

Nesta área de projecto, os alunos são convidados a desenvolver, numa primeira fase e integrados em grupos de trabalho, uma estratégia geral, que deverá considerar: o suporte geográfico da área da intervenção; a evolução histórica dessa área; o entendimento do papel determinante das preexistências arquitectónicas; o enquadramento, se possível, das políticas patrimoniais já estabelecidas; os programas arquitectónicos a analisar e a desenvolver. Num segundo momento, os alunos são convidados a abordar, individualmente, um sector particular dessa área de intervenção, onde devem aprofundar diferentes escalas do projecto urbano e de arquitectura.

Docente(s) responsável(eis)

José Fernando de Castro Gonçalves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

CORBOZ, André, Le territoire comme palimpseste et autres essays, Les Éditions de l’Imprimeur, Collection Tranches de Villes, Besançon, 2001.

CORNER, James, “The Agency of Mapping”, in Mappings, ed. By Denis Cosgrove, London, Reaktion Books, 1999.

ROSSI, Aldo, La Arquitectura de la Ciudad (1966), Gustavo Gili, Barcelona, 1982.

SOLÁ-MORALES, Manuel de, Progettare Città, Quaderni d’Architettura Lotus, Electa, Milão, 2000.

XAVIER, Sandra e PROVIDENCIA, Paulo, Leprosaria Nacional, Porto, Dafne Editora, 2014.

Providencia, Paulo (ed.) Conimbriga - interpretação do sítio arqueológico pelo projeto de arquitetura. Coimbra: EDARQ, 2014.