Atelier Projeto I C

Ano
4
Ano lectivo
2022-2023
Código
02027897
Área Científica
Arquitetura
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
20.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

1º Ciclo de Estudos completo. São considerados como determinantes para o desenvolvimento do trabalho de Projeto o domínio e prática do desenho arquitectónico e a utilização de ferramentas de desenho assistido por computador e de da construção de maquetas.

Métodos de Ensino

As aulas TP expõem uma sequência de estudos monográficos demonstradores dos temas e conceitos a desenvolver no Projeto.

As aulas laboratoriais são de acompanhamento ao Projeto com crítica individual e colectiva.

A viagem de estudo permite a verificação in loco das problemáticas em discussão no aulas.

A avaliação é contínua com pontos de situação intercalares e sessões de avaliação no final dos exercícios. Na unidade curricular não há lugar a exame de recurso.

Obrigatória a aquisição de conhecimentos nas áreas do Urbanismo, Cultura Visual, Ciências Sociais e Humanas, Construção e Tecnologia.

Resultados de Aprendizagem

O Atelier de Projeto IC pretende, pelo exercício do projeto, explorar e promover a reflexão crítica sobre o campo disciplinar da arquitetura e a sua capacidade de acção política que promova a livre acessibilidade à cidade, a identidade local e globalmente a integridade do meio ambiente. Os objetivos pedagógicos concorrem para capacitação e automonia da prática do projeto num contexto de aproximação ao real nomeadamente:

Consolidar métodos de prospeção e análise que conduzam a estratégias e conceitos de projecto consequentes e coerentes.

Integrar os conhecimentos multidisciplinares na prática projectual.

Aprofundar a capacidade de síntese projectual.

Explorar os conceitos de projecto pelo dominío dos meios de representação, visuais e verbais.

Dominar princípios de integração, inserção e transformação urbana.

Estruturar, articular, modelar e modular espaços de edifícios globalmente complexos.

Resolver as relações de forma, matéria e construção de edifícios globalmente complexos.

Estágio(s)

Não

Programa

 A componente TP explora matérias de projeto transversais às diferentes escalas de intervenção que se pretendem conceptualizadas no projeto:

Infraestrutura/ Estrutura

Limiar/ Fronteira

Resistência/ Transformação

Polivalência/ Flexibilidade / Reversibilidade

Uso/ Apropriação

Permeabilidade/ Porosidade

Híbrídez

Na componente PL o projeto desenvolve-se num contexto urbano expectante mas apoiado numa estrutura urbana consolidada. Pretende-se uma abordagem do geral e do particular, da cidade e da matéria através de 3 exercícios convergentes para o tema do atelier.

1º Exerc.: Estudo e reflexão crítica do contexto urbano e conceptualização de uma estratégia de intervenção com inserção do Equipamento. Escalas: 1/5000 à 1/500.

2º Exerc.: Proposta Urbana com inserção do Equipamento. Escalas: 1/2000 à 1/500.

3º Exerc. :Projeto do Equipamento, área bruta de construção até 2500m2, espaços exteriores até 2000m2. Escalas: 1/500 à 1/10.

Exerc. intercalar: Análise de obras relevantes para o Tema.

Docente(s) responsável(eis)

António Alberto de Faria Bettencourt

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 5.0%
Participação nas aulas e assiduidade: 35.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

sCARUSO, Adam. (2001) The emotional City, Barcelona: Quaderns n 228, pp. 8-13.
KOOLHAAS, Rem. (2017) , Três Textos Sobre a Cidade ,Editorial Gustavo Gili.
LUCAN, Jaccques (2016) Précisions sur un État présent de l´architecture, Lausanne, Presses polytechniques et uinversitaire
romandes.
SMITHSON, Alison, Smithson, Peter, (2005)The Charged Void: Urbanism, NY, The Monacelli Press
WIGLEY, Mark (2015) Buckminter Fuller Inc. Architecture in the Age of RADIO,
A bibliografia base será complementada ao longo dos semestres com referências específicas às fases de desenvolvimento
dos conteúdos programáticos.
No início de cada ano lectivo é indicada bibliografia específica em função de cada uma das áreas de projecto..