Atelier Projeto I C
4
2017-2018
02027897
Arquitetura
Português
Inglês
Presencial
20.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
1.º Ciclo de Estudos completo. São considerados como determinantes para o desenvolvimento do trabalho o domínio e prática do desenho, bem como o da construção de maquetas e do desenho assistido por computador. É também fundamental estarem adquiridas as competências base de conceção de projetos de arquitetura e o conhecimento da teoria e história da arquitetura.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas com exposição dos temas e conceitos a desenvolver no Atelier de Projeto.
Aulas práticas laboratoriais para acompanhamento presencial do/a aluno/a e do seu desenvolvimentos dos projetos individuais ou de grupo.
Serão promovidas viagens de estudo ao local de intervenção, bem como a outros destinos onde a verificação In loco das problemáticas de Atelier Projeto IC seja pertinente.
Resultados de Aprendizagem
Atelier de Projeto I C, “Densificar”, tem como objetivo principal explorar as relações entre Memória e Arquitetura. Pretende-se assim integrar a intervenção em espaços construídos na formação avançada do arquiteto, dando resposta a um dos maiores desafios da cidade contemporânea: a degradação dos centros urbanos.
A disciplina tem como objetivos pedagógicos promover métodos de projeto que desenvolvam as seguintes competências específicas:
a) capacidade de reflexão critica,
b) mecanismos de articulação com o lugar,
c) problematização do programa
d) materialização construtiva.
e) coordenação do projeto
Neste sentido, o projeto de arquitetura para intervir num espaço construído deverá não só transformar o objeto de estudo, como também integrá-lo numa estratégia urbana de densificação e ainda explorar os sistemas construtivos que garantam a articulação com as estruturas existentes, a eficácia das opções construtivas adotadas e o controle sobre os aspetos formais e materiais.
Estágio(s)
NãoPrograma
O Programa de Atelier de Projeto IC centra-se nas estratégias urbanas e arquitetónicas que permitam integrar a memória e a história na transformação da cidade, dos seus espaços e dos seus edifícios. Tomando a cidade portuguesa como referência, considera-se que o regresso ao centro exige uma reflexão sobre o património existente, sobre os modelos programáticos contemporâneos e sobre as metodologias de intervenção.
Assim, a partir da transformação de um equipamento social pretende-se transformar a cidade e o seu espaço público.
A complexidade da intervenção na cidade consolidada, no seu edificado e nas suas estruturas sociais implicam a aquisição de conhecimentos em áreas científicas complementares como o Urbanismo, as Ciências Sociais e Humanas e a Construção e Tecnologia. Assim, serão coordenadas atividades com disciplinas destas áreas.
Esta abordagem estará articulada com Ateliers de Projeto IA e IC quanto à área de intervenção, ao processo de projeto e ao sistema de avaliação.
Docente(s) responsável(eis)
Gonçalo Esteves de Oliveira do Canto Moniz
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Trabalho de investigação: 10.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Projecto: 70.0%
Bibliografia
Rossi, A. (1966), La Archittettura della Città, Pádua: Marsilio Editori.
Solà-Morales, M. (1989),“Un’altra tradizione moderna. Dalla rotura dell’ano trenta al progetto urbano moderno”: Lotus International, 64, pp. 6-31.
Choay, F. (2006), “Le règne de l’urbain et la mort de la ville”: Pour une Anthropologie de l’Espace, Éditions du Seuil, pp. 165-198.
Faria, J. S., Evolução do espaço físico de Coimbra, Coimbra: C. M. C..
Gregotti, V., Architetttura e Postmetropoli, Turim: Einaudi.
Moniz, G. C. (orgs.) (2014), Densificar: transformar a escola e reabilitar a cidade. Coimbra: e|d|arq
Moniz, G. C. (2014), "’Training the architect’: Modern Architectural Education Experiences", Docomomo journal, For an architect's training, 49, 10-15
Providência, P, Moniz, G. C. (2013), Ensinar pelo Projecto / Teaching through Design, Joelho, 4
Santos, B. S. (1987), Um Discurso sobre as Ciências. Porto: Afrontamento.