Atelier Projeto I B

Ano
4
Ano lectivo
2023-2024
Código
02027886
Área Científica
Arquitetura
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
20.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

1.º Ciclo de Estudos completo. São considerados como determinantes para o desenvolvimento do trabalho o domínio e prática do desenho, bem como o da construção de maquetas e do desenho assistido por computador. É também fundamental estarem adquiridas as competências base de conceção de projetos de arquitetura e o conhecimento da teoria e história da arquitetura.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição dos temas e conceitos a desenvolver no estúdio de Projeto. Aulas teórico-práticas para acompanhamento docente/aluno(s)  dos projetos individuais ou de grupo.

Viagens de estudo, onde a verificação In loco das problemáticas de Projeto IV seja pertinente.

Avaliação contínua ao longo do ano letivo, pontos de situação intercalares e sessões de avaliação coletiva no final de cada exercício.

Será fator de avaliação a assiduidade e participação dos alunos nas sessões de acompanhamento e avaliação dos trabalhos práticos.

Não há lugar a exame de recurso.

Resultados de Aprendizagem

Atelier de Projeto IB tem como subtítulo, o 'Objeto-Cidade como operador urbano', com o objetivo de explorar as relações entre Cidade e Arquitetura

Nos objetivos programáticos, AP-IB procura clarificar o sistema de relações entre a cidade contemporânea e a capacidade de intervenção da Arquitetura enquanto agente qualificador e transformador do quadro construído

Como objetivos pedagógicos promover métodos de projeto que desenvolvam as seguintes competências específicas:

capacidade de reflexão critico

mecanismos de articulação com o lugar

problematização do programa

materialização construtiva

coordenação do projeto

Neste sentido, o projeto de arquitetura para intervir num espaço construído deverá não só transformar o objeto de estudo, como também integrá-lo numa estratégia urbana de densificação, e ainda explorar os sistemas construtivos que garantam a articulação com as estruturas existentes, a eficácia das opções construtivas adotadas e o controle sobre os aspetos formais e materiais.

Estágio(s)

Não

Programa

O Programa promove a definição de estratégias de intervenção  na transformação da cidade, dos seus espaços e dos seus edifícios. Tomando o conceito de Objeto-cidade como referência projetual e a cidade portuguesa como quadro espacial a intervir.

A partir da proposta de um equipamento público de caráter multifuncional pretende transformar a cidade e o seu espaço público.

Esta abordagem estará articulada com os outros Ateliers de Projeto I, tanto quanto à área de intervenção, como ao processo de projeto, e ao sistema de avaliação.

Serão realizados com diferentes metodologias e escalas: trabalho de grupo para o estudo e compreensão do território à escala 1:1000/1:500; trabalho individual dos programas à escala 1:200/1:100; e o desenho de pormenores construtivos à escala 1:50/1:1.

É essencial o domínio das seguintes competências: Estruturação programática/funcional; formal/espacial; Materialização/construção/linguagem; Conceção estrutural/infra-estrutural; Capacidade de síntese.

Docente(s) responsável(eis)

Nuno Alberto Leite Rodrigues Grande

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Trabalho de síntese: 10.0%
Resolução de problemas: 10.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

WILSON, Colin St John, Architectural Reflections - Studies in the philosophy and practice of architecture, Oxford, Butterworth Architecture, 1994

MANFREDO, Tafuri, Projecto e Utopia, Lisboa, Editorial Presença, 1985

SMITHSON, Alison,  Smithson, Peter, The Charged Void: Urbanism, NY, The Monacelli Press, 2005

ROSSI, Aldo, La Arquitectura de la Ciudad (1966), Gustavo Gili, Barcelona, 1982.

 

No início de cada ano letivo é indicada bibliografia específica em função de cada uma das áreas de projeto.