Desenho III
3
2021-2022
01014829
Desenho
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Desenho II.
Métodos de Ensino
Trabalhos de campo (25%):
Levantamento desenhado de elementos e espaços de diferentes naturezas, utilizando diferentes meios gráficos.
Trabalhos de síntese (25%):
Resultando de processos elaborados de representação e invenção, chegar a soluções finais de síntese formal, gráfica e/ou compositiva (possibilidade de utilização de diferentes meios gráficos). Os resultados finais poderão ser trabalhos executados em tinta-da-china, serem colagens ou assumirem caráter objetual e volumétrico.
Projetos (25%):
A partir de reptos conceptuais projetar novas formas (aqui é privilegiada a utilização dos meios riscadores tradicionais nas potencialidades expressivas da utilização da linha e para enfatizar uma relação estreita entre a mão e o cérebro).
Trabalhos de investigação (25%):
Recolha de elementos visuais, inclusive os da cultura visual artística e/ou arquitetónica pertinentes para os projetos em curso.
Resultados de Aprendizagem
Esta disciplina mantém objetivos similares a Desenho II, mas introduzindo os meios digitais nos seus exercícios.
Desenvolver nos alunos capacidades de perceção, comunicação e conceção pelo desenho, no âmbito do conhecimento das Belas Artes e da sua influência sobre a qualidade da conceção arquitetónica.
O desenho enquanto forma de agilizar as possibilidades de resposta a diferentes situações, na utilização do desenho enquanto instrumento de perceção, na capacidade do desenho percecionar e modelar o espaço, mas também nas suas potencialidades inventivas.
Desenvolver capacidades de pesquisa formal na relação expressiva entre formas e conceitos, o que, pela prática, contribuirá para uma mais sólida cultura artística e arquitetónica num melhor entendimento dos processos formais e capacidade de leitura das formas.
Estágio(s)
NãoPrograma
a) O Desenho como instrumento de representação espacial
Representação de objetos, figura humana, desenho de rua.
b) Articulação entre os meios digitais e os meios tradicionais do desenho.
c) O Desenho enquanto linguagem
Utilização do desenho enquanto instrumento de comunicação nos processos de conceção formal.
d) O Desenho enquanto instrumento de coerência compositiva
Exercícios de controlo e exploração da organização das formas no suporte.
e) O Desenho enquanto espaço de invenção formal
O desenho enquanto processo de gestação de novas formas em processos de sucessivas metamorfoses.
f) O Desenho enquanto instrumento dos processos criativos.
O desenho enquanto lugar de projetação de outras realidades.
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Filipe Rodrigues Pousada
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Projecto: 25.0%
Trabalho de investigação: 25.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Bibliografia
100 contemporary architects:drawings & sketches / selected by Bill Lacy, London, Thames and Hudson,1991
Edwards, Betty.Aprender a dibujar com el lado derecho del cerebro. Barcelona, Ediciones Urano,1994
Molina, Juan José Gomes, Las leccines del dibujo, Madrid, Cátedra,1995
Recht, Roland. Le dessin d'architecture, origines et fonctions, Paris,Adam Biro,1995
Hale, Robert Beverly, Drawing lessons from the great masters, New York, Watson-Guptill Publications,2009
Sainz, Jorge. El dibujo de arquitectura: teoria e historia de un lenguage gráfico. Barcelona, Editorial Reverté,2005
Wan- Go Weng. Chinese painting and calligraphy: a pictorial survey, New York, Dover Publications,1978
Collier, Graham. Form, space and vision: an introdution to drawing and design, New York, Prentice-Hall, Inc,1985
Architectural drawings of the russian avangarde. New York, The Museum of Modern Art, 1990
Olaio, António, Desenho, percepção e investigação formal, Coimbra, Imprensa da Universidade, 2006