Desenho II
2
2024-2025
01014706
Desenho
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Desenho I.
Métodos de Ensino
Trabalhos de campo (25%)
Levantamento desenhado de elementos e espaços de diferentes naturezas, utilizando diferentes meios gráficos
Trabalhos de síntese (25%)
Resultando de processos elaborados de representação e invenção, chegar a soluções finais de síntese formal, gráfica e/ou compositiva (possibilidade de utilização de diferentes meios gráficos). Os resultados finais poderão ser trabalhos executados em tinta-da-china, serem colagens ou assumirem caráter objetual e volumétrico
Projetos (25%)
A partir de reptos conceptuais projetar novas formas (aqui é privilegiada a utilização dos meios riscadores tradicionais nas potencialidades expressivas da utilização da linha e para enfatizar uma relação estreita entre a mão e o cérebro)
Trabalhos de investigação (25%)
Recolha de elementos visuais, inclusive os da cultura visual artística e/ou arquitetónica pertinentes para os projetos em curso
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver nos alunos capacidades de perceção, comunicação e conceção pelo desenho, no âmbito do conhecimento das belas‐artes e da sua influência sobre a qualidade da conceção arquitetónica.
Neste sentido é também importante a aquisição de versatilidade gráfica nas próprias qualidades plásticas do desenho mas também enquanto forma de agilizar as possibilidades de resposta a diferentes situações, na utilização do desenho enquanto instrumento de perceção, nas suas capacidades de relacionar escalas e proporções, na capacidade do desenho percecionar e modelar o espaço, mas também nas potencialidades inventivas do desenho.
Desenvolver capacidades de pesquisa formal na relação expressiva entre formas e conceitos, o que, pela prática, contribuirá para uma mais sólida cultura artística e arquitetónica num melhor entendimento dos processos formais e capacidade de leitura das formas.
Desenvolver capacidades de síntese nos processos de representação e de pesquisa formal.
Estágio(s)
NãoPrograma
a) O Desenho como instrumento de representação espacial
Representação de objetos, figura humana, desenho de rua.
b) Caligrafia como realidade plástica e comunicativa
Por processos de sucessivas representações do mesmo modelo, explorar a variabilidade do grafismo
c) O Desenho enquanto linguagem
Utilização do desenho enquanto instrumento de comunicação nos processos de conceção formal.
d) O Desenho enquanto instrumento de coerência compositiva
Exercícios de controlo e exploração da organização das formas no suporte.
e) O Desenho enquanto espaço de invenção formal
O desenho enquanto processo de gestação de novas formas em processos de sucessivas metamorfoses.
f) O Desenho enquanto instrumento dos processos criativos.
O desenho enquanto lugar de projetação de outras realidades.
Docente(s) responsável(eis)
António José Olaio Correia de Carvalho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 25.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Trabalho de investigação: 25.0%
Bibliografia
100 contemporary architects:drawings & sketches / selected by Bill Lacy, London, Thames and Hudson, 1991
Edwards, Betty. Aprender a dibujar com el lado derecho del cerebro.Barcelona, Ediciones Urano, 1994
Molina, Juan José Gomes, Las leccines del dibujo, Madrid, Cátedra, 1995
Recht, Roland. Le dessin d'architecture, origines et fonctions, Paris,Adam Biro, 1995
Hale, Robert Beverly, Drawing lessons from the great masters, New York, Watson-Guptill Publications, 2009
Sainz, Jorge. El dibujo de arquitectura:teoria e historia de un lenguage gráfico. Barcelona, Editorial Reverté, 2005
Wan-Go Weng. Chinese painting and calligraphy: a pictorial survey, New York, Dover Publications, 1978
Collier, Graham. Form, space and vision: an introdution to drawing and design, New York, Prentice-Hall, Inc, 1985
Architectural drawings of the russian avangarde. New York, The Museum of Modern Art, 1990
Olaio, António, Desenho, percepção e investigação formal, Coimbra, Imprensa da Universidade, 2006