Introdução à Arquitectura e à Cidade I

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
01014684
Área Científica
Arquitetura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com projeções multimédia.

 A avaliação incidirá sobre Trabalhos de Grupo e individuais (um de cada) acerca das matérias dadas nas aulas.

Haverá também lugar a testes de frequência (um mais breve e um mais aprofundado)

Só quem tiver aproveitamento mínimo na avaliação de frequência (igual ou superior a 9/20) poderá fazer o exame final.

Resultados de Aprendizagem

Nesta primeira abordagem ao mundo da Arquitetura, o objetivo fundamental a atingir pelos alunos ao longo do semestre é, de um modo mais genérico, a compreensão do espaço através da sua organização, da sua composição e do seu significado cultural.

Os objetivos mais específicos a atingir pela frequência das unidades curriculares de Introdução à Cultura Arquitetónica I e Introdução à Cultura Arquitetónica II não são completamente autónomos daquele e assumem-se, embora em complementaridade com as restantes disciplinas, como seus diretos tributários.

Procura, através da abordagem de temas propedêuticos da cultura arquitetónica e do estudo de exemplos significativos da história da Arquitetura, motivar os alunos que chegam à faculdade para um aprofundamento dos conhecimentos, em torno desses e de outros exemplos marcantes, habilitando-os ao exercício da crítica fundamentada, por um lado, e à geração de critérios seletivos na utilização de modelos arquitetónicos, por outro.   

Estágio(s)

Não

Programa

O programa aborda temas propedêuticos da cultura arquitetónica, através de exemplos significativos da história da Arquitetura. A matéria de estudo, a Arquitetura, é apresentada sempre, de modo simples e tangível, enquanto atividade oficinal inserida num processo histórico e social. É devidamente enquadrada com as manifestações culturais que lhe estão associadas. Nesse sentido, e embora sejam fornecidas cronologias que permitam alinhar sequencialmente os dados, a matéria pode ser apresentada de modo não diacrónico

O programa estabelece-se de acordo com uma estrutura repartida por módulos

Equilíbrio

Espaço e escala

O Todo e as Partes

O Todo e a Comensurabilidade

Materialidade e Desenho

Intemporalidade e cultura

Ordem e funcionalidade

Arte e Modelo

Projeto, visão e fixação da Regra

Os homens e as cidades

Unidade e difusão

Os exemplos associados a estes módulos enquadram-se num arco temporal que, de modo preferencial mas nunca exclusivo, inicia nas eras pré-clássicas e termina no barroco

Docente(s) responsável(eis)

José António Oliveira Bandeirinha

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de Grupo – 20%; Trabalho individual – 20%; Testes de Frequência – 60%. Os alunos que não estiverem presentes em, pelo menos, 75% das aulas não terão condições para ser avaliados: 100.0%

Bibliografia

For what concerns eighteenth century and nineteenth century culture Tafuri and Dal Co e, and once again, Leonardo Benevolo. Occasionaly, when the subject specificity justifies, more focalized further reading will be requested, such a case is Anthony Vidler for the themes referring Illuminism and specially Claude-Nicolas Ledoux.

BENEVOLO, Leonardo, Introdução à Arquitectura, Lisboa, Edições 70, 1987.

BENEVOLO, Leonardo, Historia de la Arquitectura del Renacimiento, Barcelona, Gustavo Gili, 1981 (2 Vols.).

BENEVOLO, Leonardo, Storia dell'Architettura Moderna, Roma-Bari, Laterza, 2006.

KAUFMANN, Emil, De Ledoux a Le Corbusier: origen y desarrollo de la arquitectura autónoma, Barcelona, Gustavo Gili, 1985.

LE CORBUSIER, Vers une architecture, Paris, Flammarion, 1995.

PEREIRA, Paulo [direcção de], História da Arte Portuguesa, Lisboa, Círculo de Leitores, 1995, 3 vol.s.

PEVSNER, Nikolaus, An Outline of European Architecture, Londres, Penguin Books, 1990 [11ª. Ed.].

ROSSI, Aldo, A Arquitectura da Cidade, Lisboa, Edições Cosmos, 1977.

SUMMERSON, Sir John, El lenguaje clásico de la arquitectura: De L. B. Alberti a Le Corbusier, Barcelona, Gustavo Gili, 1984 [7ª ed.].

TAFURI, Manfredo, DAL CO, Francesco, Architettura Contemporanea, Milano, Electa Editrice, 1979 (2 Vols.).

TÁVORA, Fernando, Da organização do espaço, Porto, FAUP Publicacões, 1996.

Para as matérias referentes às culturas clássica e pré-clássica serão selecionados, entre outros, exemplos pertinentes a uma matriz historiográfica mais estabilizada, Benevolo, Pevsner, Summerson e, claro está, Távora. Para as matérias referentes às culturas medievais, renascentistas e barrocas, David Watkin e, de novo, Benevolo. Para o que diz respeito à cultura oitocentista e novecentista, Tafuri e Dal Co e, mais uma vez, Leonardo Benevolo. Pontualmente, e quando a especifidade da matéria assim o sugere, serão convocadas leituras mais focalizadas, como no caso de Anthony Vidler para os temas referentes ao Iluminismo e, em especial, a Claude-Nicolas Ledoux.

Some pertinent examples will be selected for the subjects related to classic and pre-classic culture, concerning a more stable historiographical array, Benevolo, Pevsner, Summerson and, obviously, Távora. David Watkin and, again, Benevolo, for the subjects referring medieval, renaissantist and baroque cultures.

VIDLER, Anthony, Claude-Nicolas Ledoux. architecture and Utopia in the Era of the French Revolution, Basel-Berlin-Boston, Birkháuser, 2006.

WATKIN, David, A History of Western Architecture, London, LawrenceKing Publ., 2005

ZEVI, Bruno, História da arquitectura moderna [com prefácio e um estudo sobre a evolução da arquitectura moderna em Portugal por Nuno Portas], Lisboa, Arcádia, 1970-1973.