Desenho I
1
2023-2024
01014662
Desenho
Português
Presencial
10.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As aulas teórico-práticas destinam-se a apresentar as matérias, os temas, os exemplos e os fundamentos teóricos dos exercícios práticos a desenvolver em cada fase programática.
Nas aulas práticas, os exercícios constituem o referente didático a partir do qual se promove a reflexão crítica sobre o próprio trabalho e o dos outros. Privilegia-se o contacto entre alunos e docentes, comprometidos na interação de saberes e de expectativas, de questões e de respostas. Os momentos de exposição dos trabalhos, a comparação e a discussão dos resultados constituem momentos fundamentais de todo o processo.
Resultados de Aprendizagem
Recorrendo à metodologia do “learning by doing”, pretende-se que o estudante utilize o desenho como processo de mediação e representação da realidade observada e como ferramenta conceptual cujas competências lhe podem proporcionar mais-valias criativas para o trabalho de análise e organização do espaço e do ambiente construído no quadro da prática projetual. Pretende-se ainda que o estudante domine compreensivamente e manuseie os diferentes Modos do Desenho: esquisso, esboço, desenho de contorno e desenho de detalhe, aplicando-os de acordo com as suas necessidades de trabalho.
Como princípio ativo das ações protagonizadas pelos docentes aponta-se o desenvolvimento da prática do desenho na sua dupla vertente de instrumento de representação e codificação gráfica da realidade observada e de processo de autonomização e reinvenção da forma espacial segundo estratégias gráfico-expressivas.
Estágio(s)
NãoPrograma
O programa desenvolve-se através de três fases, onde são tratados quatro temas gerais: objetos, figura humana, espaços interiores e exteriores e paisagem.
A primeira fase destina-se ao treino da perceção das formas e do espaço e à aquisição de destreza manual básica. Ao avaliar medidas, relacionar alinhamentos, apontar direções que esquadrinhem o objeto observado, os alunos tateiam as proporções das formas e os enquadramentos do espaço, desenvolvendo estratégias de processamento da informação visual.
A segunda fase é dirigida ao treino da perceção específica da forma e do espaço e à aquisição de destreza manual. Desenvolvem-se exercícios que promovem o contacto com diferentes processos de recolha de informação, orientados segundo os Modos do Desenho.
A terceira fase orienta-se para a exploração das possibilidades expressivas do registo gráfico na interpretação da realidade percecionada, variando índices de representação e índices iconográficos da imagem que representa a realidade.
Docente(s) responsável(eis)
Teresa Maria da Silva Antunes Pais
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 20.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 60.0%
Bibliografia
• Bermingham, Ann. Learning to Draw: Studies in the cultural history of a polite and useful art, Yale University Press, New Haven and London, 2000.
• Craig-Martin, Michael. Drawing the Line: Reappraising Drawing Past and Present, The South Bank Centre, 1995.
• Edwards, Betty. The New Drawing on the Right Side of the Brain, HarperCollins Publishers Ltd; 3Rev Ed edition, 2001, ISBN 978-0-00-711645-4
• Elderfield, John. The Modern Drawing: 100 Works on Paper from the Museum of Modern Art, The Museum of Modern Art, New York, 1985.
• Heather, Spears. The Creative Eye. London: Arcturus. 2007. ISBN 978-0-572-03315-6.
• Lohan, Frank. Pen & Ink Techniques, Contemporary Books, 1978, ISBN 0-8092-7438-8.
• Laughton, Bruce. The Drawings of Daumier and Millet, Yale University Press, New Haven and London, 1991.
• Molina, Juan José Gomes. Las leccines del dibujo, Madrid, Cátedra, 1995.
• Recht, Roland. Le dessin d'architecture, origines et fonctions, Paris, Adam Biro, 1995.