Desenho I
1
2017-2018
01014662
Desenho
Português
Presencial
10.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas recorrendo a meios audiovisuais expondo em profundidade quer a evolução histórica e os modelos metodológicos que definem o desenho de observação.
Resultados de Aprendizagem
Treinar, recorrendo à metodologia didáctica do “learning by doing”, o estudante de arquitectura na utilização do desenho como processo de mediação e representação da realidade observada e como ferramenta conceptual cujas potencialidades lhe podem proporcionar mais-valias criativas para o trabalho de análise e organização do espaço e do ambiente construído no quadro da prática projetual.
Compreender os processos convencionais de representação isomórfica do espaço (perspectiva linear com
um, dois ou três pontos de fuga, método da graduação textural e da importância relativa dos objectos, método da sobreposição de planos).
Desenvolver a compreensão e o manuseio empírico das diferentes categorias metodológicas do desenho, e.g, croquis, esquisso e esboço assim como o significado em termos de resultado final das diferentes temporalidades associadas à observação e registo, desenho diagramático, desenho de contorno, desenho cego, desenho medido.
Estágio(s)
NãoPrograma
a) O Desenho como processo de representação gráfica do espaço construído: o estudo da representação isolada ou agrupada de modelos – objetos, formas naturais e figura humana – e a representação de espaços e de volumetrias em ambiente urbano; o campo das relações de escala, das proporções humanas, a estrutura interna da forma; a caracterização gráfica (linha, mancha e textura) das propriedades específicas dos objetos.
b) O desenho como uma linguagem da observação: um processo cognitivo baseado no aperfeiçoamento da motricidade fina e na atenção e rastreamento preceptivo.
c) A nomenclatura do desenho de observação e registo: os tipos de desenho segundo os seus aspetos temáticos (o desenho de síntese e o desenho de detalhe, o retrato), temporais (o croquis, o esquisso e o esboço) e metodológicos (desenho diagramático, desenho de contorno, desenho cego, desenho medido).
Docente(s) responsável(eis)
Teresa Maria da Silva Antunes Pais
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 20.0%
Trabalho de investigação: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 60.0%
Bibliografia
• Bermingham, Ann. Learning to Draw: Studies in the cultural history of a polite and useful art, Yale University Press, New Haven and London, 2000.
• Craig-Martin, Michael.Drawing the Line: Reappraising Drawing Past and Present, The South Bank Centre, 1995.
• Derrida, Jacques Memórias de Cego: O auto-retrato e outras ruínas (trad. Fernanda Bernardo), Fundação Gulbenkian, Lisboa, 2010.
• Edwards, Betty. The New Drawing on the Right Side of the Brain, HarperCollins Publishers Ltd; 3Rev Ed edition, 2001, ISBN 978-0-00-711645-4
• Elderfield, John. The Modern Drawing: 100 Works on Paper from the Museum of Modern Art, The Museum of Modern Art, New York, 1985.
• Heather, Spears. The Creative Eye. London: Arcturus. 2007. ISBN 978-0-572-03315-6.
• Lohan, Frank. Pen & Ink Techniques, Contemporary Books, 1978, ISBN 0-8092-7438-8.
• Lambert, Susan. Reading Drawings: an introduction to looking at drawings, Pantheon Books, New York, 1984.
• Laughton, Bruce. The Drawings of Daumier and Millet, Yale University Press, New Haven and London, 1991.
• Molina, Juan José Gomes. Las leccines del dibujo, Madrid, Cátedra, 1995.
• Recht, Roland. Le dessin d'architecture, origines et fonctions, Paris,Adam Biro, 1995