Construção II

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
01014651
Área Científica
Construção e Tecnologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas de exposição de princípios compositivos, de materiais, de sistemas construtivos e de modos de conceber e concretizar, recorrerão a leituras de estruturas físicas existentes de forma a exponenciar interesse pela análise interpretativa a desenvolver na componente teórico-prática da disciplina.

Aulas teórico-práticas orientadas para o desenvolvimento de exercícios de análise interpretativa de edifícios com ancoragem construtiva secular que, para além da procura da perceção das orgânicas construtivas das suas estruturas físicas, favorecem a interiorização da gradual qualificação do desenho como meio de aferir a intencionalidade de manusear a capacidade discursiva dos materiais e sistemas construtivos.

A classificação de cada exercício resultará da ponderação dos referidos aspetos: assiduidade e desempenho nas sessões de acompanhamento (20%); continuidade no desenvolvimento do trabalho (15%); resposta ao exercício (65%).    

Resultados de Aprendizagem

- Numa referência ao espaço e à forma arquitetónica, a princípios compositivos, a materiais e a sistemas construtivos - emergentes pós revolução científica e industrial -, procurar-se-á despertar nos alunos uma consciência construtiva que permita um entendimento da realidade material que os rodeia.

- Referenciar a arquitetura a uma dimensão experimental e à condição de arte baseada em aplicações coordenadas dos mais variados campos de conhecimento, como aspetos que favoreçam uma aproximação ao entendimento do processo de criar forma e espaço;

- Favorecer o entendimento da definição material do edificado através da análise e desenvolvimento de elementos gráficos e modelos tridimensionais, cujas progressivas qualificações sirvam para descobrir a intencionalidade de manusear a capacidade discursiva dos materiais e sistemas construtivos.    

Estágio(s)

Não

Docente(s) responsável(eis)

Guilherme Lago Guimarães Machado Vaz

Métodos de Avaliação

Avaliação
A classificação de cada exercício resultará da ponderação dos referidos aspetos: assiduidade e desempenho nas sessões de acompanhamento (20%); continuidade no desenvolvimento do trabalho (15%); resposta ao exercício (65%). : 100.0%

Bibliografia

FRAMPTON, Kenneth – Studies in Tectonic Culture: The Poetics of Construction In Ninteenth and Twentieth Century Architecture, Edited John Cava, 1995.

VILLALBA, António Castro – História de la Construcción Arquitectónica, Quaderns d´Arquitectes 12. Barcelona. Edicions Universitat Politécnica de Catalunya, 1995.

ADAM, Jean  Pierre -  La construcción Romana, materiales y técnicas. Leon. Editorial de los ofícios, 1989.

BLUME, Hermann – La Construcción de la Arqitectura: tecnica, deseño e estilo. Tradução dee António Lopera espanhola de título original: The Principles of Architecture, style, structure and design. Madrid, 1988.

BETTENCOURT, António ­ Apontamentos sobre a prática construtiva com o ferro nos séculos XVIII e XIX. Coimbra: edarq, 2007.