Construção I

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
01014649
Área Científica
Construção e Tecnologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas de exposição de princípios compositivos, de materiais, de sistemas construtivos e de modos de conceber e concretizar, recorrerão a leituras de estruturas físicas existentes de forma a exponenciar interesse pela análise interpretativa a desenvolver na componente teórico-prática da disciplina.

Aulas teórico-práticas orientadas para o desenvolvimento de exercícios de análise interpretativa de edifícios com ancoragem construtiva secular que, para além da procura da perceção das orgânicas construtivas das suas estruturas físicas, favorecem a interiorização da gradual qualificação do desenho como meio de aferir a intencionalidade de manusear a capacidade discursiva dos materiais e sistemas construtivos.

A classificação de cada exercício resultará da ponderação dos referidos aspetos: assiduidade e desempenho nas sessões de acompanhamento (20%); continuidade no desenvolvimento do trabalho (15%); resposta ao exercício (65%).  

Resultados de Aprendizagem

Numa referência ao espaço e à forma arquitetónica, a princípios compositivos, a materiais e a sistemas construtivos – decorrentes da arquitetura vernacular e erudita arreigadas a um conhecimento secular que se foi validando de geração em geração -, procurar-se-á despertar nos alunos uma consciência construtiva que permita um primeiro entendimento da realidade material que os rodeia. Trata-se de interferir na estrutura mental dos alunos de modo a dotá-los de capacidade e instrumentos para iniciarem leituras críticas das formas arquitetónicas a partir da descodificação compositiva, material e construtiva dos seus corpos físicos.

Este processo de interiorização dos fenómenos articulados com a materialidade do edificado será acompanhado pela valorização da gradual qualificação de desenho com correspondendo a um meio para aferir a intencionalidade de manusear a capacidade discursiva dos materiais e sistemas construtivos.  

Estágio(s)

Não

Docente(s) responsável(eis)

Guilherme Lago Guimarães Machado Vaz

Métodos de Avaliação

Avaliação - Continua
A classificação de cada exercício resultará da ponderação dos referidos aspectos: assiduidade e desempenho nas sessões de acompanhamento (20%); continuidade no desenvolvimento do trabalho (15%); resposta ao exercício (65%). : 100.0%

Bibliografia

FRAMPTON, Kenneth – Studies in Tectonic Culture: The Poetics of Construction In Ninteenth and Twentieth Century Architecture, Edited John Cava, 1995.

VILLALBA, António Castro – História de la Construcción Arquitectónica, Quaderns d´Arquitectes 12. Barcelona. Edicions Universitat Politécnica de Catalunya, 1995.

ADAM, Jean  Pierre -  La construcción Romana, materiales y técnicas. Leon. Editorial de los ofícios, 1989.

TÁVORA, Fernando; KEIL AMARAL, Francisco; PEREIRA; Teotónio et al – Arquitectura Popular em Portugal. Lisboa. Associação dos Arquitectos Portugueses., 1988.

TEIXEIRA, Grabiela; BELÉM, Margarida ­ diálogos de edificação: técnicas tradicionais de construção.[s.l]. CRAT (Centro Regional de Artes Tradicionais), 1998.