Prospecção Geofísica

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01002441
Área Científica
Engenharia Geológica e de Minas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos na área das Ciências da Terra e de Física geral.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos e princípios subjacentes aos métodos geofísicos e suas aplicações. Aulas teórico-práticas e de laboratório em que se pretende que os alunos, com a orientação do docente, resolvam exercícios de aplicação prática. Aulas de campo em que os alunos têm contacto com a parte técnica da aquisição de dados com métodos geofísicos. Execução de trabalhos envolvendo a realização de exercícios de forma autónoma. Transversalmente a estas vertentes de aprendizagem o aluno é introduzido nas questões relativas às metodologias subjacentes aos métodos geofísicos, às potencialidades e limitações dos métodos geofísicos, à sua utilização com um espírito crítico e à necessidade de adaptação em função de cada situação.

Resultados de Aprendizagem

No final o aluno deverá conhecer os principais métodos no âmbito da geofísica de exploração, os seus princípios físicos fundamentais, o seu campo de aplicação, as suas potencialidades e limitações. Deverá ser capaz de, no essencial, fazer o tratamento e interpretação de dados, bem como a aquisição no que diz respeito a um conjunto de métodos de base.

Estágio(s)

Não

Programa

Métodos geofísicos em prospecção. Parâmetros medidos. Métodos eléctricos. Métodos de resistividade com corrente contínua ou de baixa frequência. Condução da corrente eléctrica num meio contínuo. Sondagens eléctricas. Perfis de resistividade. Outros dispositivos eléctricos. Polarização Espontânea. Polarização Induzida; domínio tempo e domínio frequência. Métodos Electromagnéticos. Indução electromagnética. Vlf. Métodos com emissor-receptor. Métodos sísmicos. Conceitos essenciais da teoria da elasticidade. Propagação das ondas sísmicas. Sísmica de refracção. Gravimetria e magnetismo – aplicações e particularidades destes métodos no âmbito da prospecção em Geofísica. Para os diferentes métodos: princípios físicos, equipamentos, aquisição, tratamento e interpretação de dados; aplicações práticas.

Bibliografia

Kearey, P., Brooks, M., Hill, I. (2009) – Geofísica de Exploração. Oficina de Textos.

Parasnis, D.S. (1997) – Principles of Applied Geophysics. Chapman and Hall, London.

Telford, W.M., Geldart, L.P. e Sheriff, R.E. (1990) – Applied Geophysics, 2nd ed. Cambridge University Press.

Dobrin, M.B. (1994) – Introduction to Geophysical Prospecting. McGraw-Hill, London.

Orellana, E. (1982) – Prospeccion Geoelectrica en corriente continua. Paraninfo, Madrid.