Seminário em Estudos Culturais e Arquitetura ll

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03017336
Área Científica
Estudos Culturais e Arquitetura
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio da língua portuguesa e de pelo menos uma língua estrangeira, de preferência o inglês.

Métodos de Ensino

Haverá lugar a sessões de aulas teórico-práticas e de seminário dentro de cada uma das linhas de investigação do programa. Estas sessões dadas por cada docente (ou par de docentes) ocorrerão em Abril e em Maio.

Os doutorandos deverão desenvolver, em tempo relativamente (no intervalo de quatro semanas entre os conjuntos de aulas com o mesmo tema), pesquisas e trabalhos no âmbito das linhas de investigação do Seminário.

O docente responsável garantirá o acompanhamento e orientação tutorial do trabalho durante o tempo da sua realização, com a eventual colaboração dos restantes docentes.

Resultados de Aprendizagem

A uc tem como objetivo dar continuidade ao Seminário de ECA I, dotando os doutorandos de uma visão atualizada e abrangente da investigação científica mais relevante, desenvolvida recentemente, em Portugal e também no estrangeiro, no campo dos Estudos Culturais e Arquitetura.

Pretende-se dar conta de teses de doutoramento relevantes, de projetos de investigação recentes ou em curso, das mais importantes publicações, de novas metodologias de investigação.

É também objetivo da unidade curricular que os doutorandos fiquem a conhecer os interesses individuais de cada professor, com vista à escolha de um potencial orientador para a dissertação.

Dar-se-á ênfase ao desenvolvimento das seguintes competências:

- critério na recolha do material de informação e de investigação;

- capacidade de desenvolvimento de pensamento crítico e de argumentação;

- originalidade;

- capacidade de expor claramente as ideias;

- capacidade de escrever de forma fluente e objetiva em Português ou Inglês.

Estágio(s)

Não

Programa

Pretende-se dotar os alunos de uma visão crítica, atualizada e alargada de temas e metodologias de investigação em Estudos Culturais e Arquitetura, de acordo com as linhas programáticas apresentadas pelos professores residentes e na sequência das que foram apresentadas no Seminário de THAU do primeiro semestre.

Programa:

e. Práticas Para-Arquitetónicas;

f. As vanguardas e neo-vanguardas artísticas do século XX;

g. Práticas cenográficas e cultura teatral na arquitetura.

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Manuel Fernandes Figueira Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Realização de trabalhos temáticos de pesquisa, reflexão e sistematização. Dar-se-á ênfase à aferição das seguintes competências: - critério na recolha da informação e de investigação; - capacidade de desenvolvimento de pensamento crítico e de argumentação; - originalidade; - capacidade de expor claramente as ideias; - capacidade de escrever de forma fluente e objetiva em Português ou Inglês.: 100.0%

Bibliografia

- AURELI, P.V., The Project of Autonomy, Politics and Architecture within and against Capitalism, Princeton, 2008

- BOURDIEU, P., The field of cultural production, Cambridge, 2004 [1993]

- FOSTER, H., The return of the real: the avant-garde at the end of the century, Cambridge (Mass.)/ London, 1996

- HALL, S.; EVANS, J.; NIXON, S.; Representation: Cultural Representations and Signifying Practices (Culture, Media and Identities series), Sage Publications (CA), 2013.

- HAYS, K. M., Architecture’s desire, Reading the Late Avant-Garde, Cambridge (Mass.)/London, 2010.

- HUYSSEN, A., After the great divide: Modernism, Mass Culture, Postmodernism, Indiana University Press, 1986

- MOORE, R., Why we build, London, 2012

- MURPHY, D., The Architecture of Failure, Winchester (UK)/Washington (USA), 2012

- SORKIN, M., All over the Map, Writing on buildings and cities, London, 2011

- VIDLER, A., Histories of the Immediate Present, Inventing Architectural Modernism, Cambridge (Mass.)/London, 2008