Metodologias de Investigação

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03017280
Área Científica
Investigação em Arquitetura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
9.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio da língua portuguesa e de pelo menos uma língua estrangeira, de preferência o inglês.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas decorrem de forma expositiva e utilizam-se os meios didáticos disponíveis no Darq-FCTUC que se adequam à apresentação sequencial dinâmica e estruturada de imagens. As aulas teórico-práticas apresentam-se sob a forma de Grupos de Discussão sobre os tópicos abordados nas aulas teóricas ou de acompanhamento para a elaboração de exercícios.

Os Grupos de Discussão têm por objetivo relacionar, de forma ponderada, os conteúdos disciplinares, a sistematização ou originalidade dos trabalhos propostos e a pertinência dos temas abordados em termos das metodologias utilizadas.

Resultados de Aprendizagem

Esta Unidade Curricular apresenta como objetivos gerais: (i) Dar a conhecer os fundamentos gerais e a aplicação de alguns conceitos e métodos da investigação científica, em particular, nas áreas da Arquitetura e Urbanismo.  (ii) Adquirir competências na formulação de objetivos, no levantamento de problemáticas e na identificação de metodologias/tipos de investigação (regras e modelos) de um trabalho científico em Arquitetura e Urbanismo; (iii) Apreender os fundamentos gerais, características e a estrutura de um trabalho científico; (IV) Assimilar os fundamentos e procedimentos relativamente à pesquisa, tratamento de fontes primárias e secundárias (registo e sistematização); (v) Assimilar e aplicar as normas nacionais e internacionais de citação e referência bibliográfica usadas na elaboração de: Dissertações, teses, artigos científicos e relatórios científicos; (VI) Sensibilizar para o papel que assume o estilo e a linguagem na redação de um estudo desta natureza.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa inclui a abordagem de diversos métodos de investigação em arquitetura e urbanismo:

• O método científico e as suas implicações disciplinares, teóricas e filosóficas;

• As relações do projeto-construção com a teoria e história da arquitetura, bem como das ciências sociais com a área de urbanismo;

• A investigação bibliográfica, o trabalho de campo e a dimensão laboratorial em estudos de arquitetura e urbanismo;

• A investigação pelo projeto: metodologias e ferramentas;

• Fontes documentais (Pesquisa, recuperação e tratamento);

• Metodologia e instrumentos de trabalho;

• Escrita académica e tradução em Arquitetura;

• Processos e produtos em Urbanismo;

• Regras e modelos em Arquitetura.

Docente(s) responsável(eis)

Gonçalo Esteves de Oliveira do Canto Moniz

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
A avaliação incide sobre a elaboração de monografia com o objetivo de apresentar um pensamento estruturado sobre a(s) temática(s) desenvolvidas(s) e que apresente as seguintes valências: a) trabalho laboratorial ou de campo (20%); b) resolução de problemas (20%); c) capacidade de síntese (20%); d) capacidade de investigação (40%). : 100.0%

Bibliografia

BORDEN, I. & RÜEDI, K. (2000). The Dissertation. An architecture Student’s Handbook. London: Architectural Press.

CALADO, M. (1991). Os estudos históricos no âmbito da Reabilitação Urbana. Sociedade e Território,  vol. 14/15,  8-15.

HILLIER, B. & HANSON, J. (1989). The Social Logic of Space.  Cambridge: University of Cambridge Press.

KRÜGER, M. J. T. (2001). A Arte de Investigação em Arquitectura. ECDJ, 5, 22- 39.

MATTOSO, J. (1988).  A Escrita da História teoria e métodos. Lisboa: Editorial Estampa.

PROVIDÊNCIA, P. & MONIZ, G. C. (coord.) (2013). Ensinar pelo Projecto, Joelho, 4.

SANTOS, B. S. (1987). Um Discurso sobre as Ciências. Porto: Afrontamento.

SOLÀ-MORALES, I. de. (2003).  Prácticas teóricas, prácticas históricas, prácticas arquitectónicas. In Inscripciones  (257-266).  Barcelona: GG.

TEYSSOT, G. (2010). Da Teoria da Arquitectura: Doze Ensaios.  Lisboa: Edições 70.

SCHÖN, D. (1983). The Reflective Practitioner. New York: Basic Books.