Metodologias de Investigação
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2019-2020
03017280
Investigação em Arquitetura
Português
Presencial
Semestral
9.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio da língua portuguesa e de pelo menos uma língua estrangeira, de preferência o inglês.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas decorrem de forma expositiva e utilizam-se os meios didáticos disponíveis no Darq-FCTUC que se adequam à apresentação sequencial dinâmica e estruturada de imagens. As aulas teórico-práticas apresentam-se sob a forma de Grupos de Discussão sobre os tópicos abordados nas aulas teóricas ou de acompanhamento para a elaboração de exercícios.
Os Grupos de Discussão têm por objetivo relacionar, de forma ponderada, os conteúdos disciplinares, a sistematização ou originalidade dos trabalhos propostos e a pertinência dos temas abordados em termos das metodologias utilizadas.
Resultados de Aprendizagem
Esta Unidade Curricular apresenta como objetivos gerais: (i) Dar a conhecer os fundamentos gerais e a aplicação de alguns conceitos e métodos da investigação científica, em particular, nas áreas da Arquitetura e Urbanismo. (ii) Adquirir competências na formulação de objetivos, no levantamento de problemáticas e na identificação de metodologias/tipos de investigação (regras e modelos) de um trabalho científico em Arquitetura e Urbanismo; (iii) Apreender os fundamentos gerais, características e a estrutura de um trabalho científico; (IV) Assimilar os fundamentos e procedimentos relativamente à pesquisa, tratamento de fontes primárias e secundárias (registo e sistematização); (v) Assimilar e aplicar as normas nacionais e internacionais de citação e referência bibliográfica usadas na elaboração de: Dissertações, teses, artigos científicos e relatórios científicos; (VI) Sensibilizar para o papel que assume o estilo e a linguagem na redação de um estudo desta natureza.
Estágio(s)
NãoPrograma
O programa inclui a abordagem de diversos métodos de investigação em arquitetura e urbanismo:
• O método científico e as suas implicações disciplinares, teóricas e filosóficas;
• As relações do projeto-construção com a teoria e história da arquitetura, bem como das ciências sociais com a área de urbanismo;
• A investigação bibliográfica, o trabalho de campo e a dimensão laboratorial em estudos de arquitetura e urbanismo;
• A investigação pelo projeto: metodologias e ferramentas;
• Fontes documentais (Pesquisa, recuperação e tratamento);
• Metodologia e instrumentos de trabalho;
• Escrita académica e tradução em Arquitetura;
• Processos e produtos em Urbanismo;
• Regras e modelos em Arquitetura.
Docente(s) responsável(eis)
Gonçalo Esteves de Oliveira do Canto Moniz
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
A avaliação incide sobre a elaboração de monografia com o objetivo de apresentar um pensamento estruturado sobre a(s) temática(s) desenvolvidas(s) e que apresente as seguintes valências: a) trabalho laboratorial ou de campo (20%); b) resolução de problemas (20%); c) capacidade de síntese (20%); d) capacidade de investigação (40%). : 100.0%
Bibliografia
BORDEN, I. & RÜEDI, K. (2000). The Dissertation. An architecture Student’s Handbook. London: Architectural Press.
CALADO, M. (1991). Os estudos históricos no âmbito da Reabilitação Urbana. Sociedade e Território, vol. 14/15, 8-15.
HILLIER, B. & HANSON, J. (1989). The Social Logic of Space. Cambridge: University of Cambridge Press.
KRÜGER, M. J. T. (2001). A Arte de Investigação em Arquitectura. ECDJ, 5, 22- 39.
MATTOSO, J. (1988). A Escrita da História teoria e métodos. Lisboa: Editorial Estampa.
PROVIDÊNCIA, P. & MONIZ, G. C. (coord.) (2013). Ensinar pelo Projecto, Joelho, 4.
SANTOS, B. S. (1987). Um Discurso sobre as Ciências. Porto: Afrontamento.
SOLÀ-MORALES, I. de. (2003). Prácticas teóricas, prácticas históricas, prácticas arquitectónicas. In Inscripciones (257-266). Barcelona: GG.
TEYSSOT, G. (2010). Da Teoria da Arquitectura: Doze Ensaios. Lisboa: Edições 70.
SCHÖN, D. (1983). The Reflective Practitioner. New York: Basic Books.