Projecto de Tese

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03017263
Área Científica
Energia para a Sustentabilidade
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Seminários semanais e workshops (um ou dois durante o semestre) sobre investigação em curso de colegas do 1.º ano e colegas mais avançados da UC e de outras escolas.

Avaliação:

- Participação nos seminários 5%

- Entrega de sumário preliminar 5%

- Revisão de literatura 15%

- Apresentação 15%

- Relatório final 60%.(classificação atribuída por um júri).

Resultados de Aprendizagem

Planear um percurso de investigação credível, definindo a metodologia e o cronograma do trabalho conducente à dissertação de doutoramento.

Este objectivo principal é concretizado por:

O1. Conhecer diferentes tipos de dissertação em Sistemas Sustentáveis de Energia, a investigação em curso em diferentes escolas, e temas em aberto para investigação futura.

O2. Identificar uma questão de investigação original e estabelecer os objetivos da dissertação.

O3. Sintetizar e apresentar de forma crítica o estado da arte relativamente à questão de investigação escolhida.

O4. Adopção de uma metodologia e delineação de um programa de investigação que permita atingir os objectivos indicados para a dissertação.

Estes resultados de aprendizagem contribuem para desenvolver capacidades genéricas de raciocínio crítico, de análise e de síntese, de planeamento e de interação em grupo.

Estágio(s)

Não

Programa

As partes que compõem um projeto de tese.

A investigação em curso no programa doutoral, nomeadamente:

- projetos e centros de investigação.

- investigação em curso de estudantes mais avançados.

- planos de investigação dos pares no 1º ano.

Docente(s) responsável(eis)

Álvaro Filipe Peixoto Cardoso de Oliveira Gomes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

Não aplicável / Not applicable.