Decisão Multiobjetivo

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03017184
Área Científica
Métodos de Apoio à Decisão / Sistemas de Informação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Serão apresentados os conceitos básicos e os modelos relevantes de forma expositiva. Através de pequenos exemplos ilustrativos dos conceitos teóricos, os/as alunos/as serão incentivados/as a participar de forma ativa, consolidando o conhecimento e desenvolvendo o sentido crítico, por forma a serem capazes de lidar com casos de maior complexidade. Far-se-á ainda a aplicação dos modelos estudados a problemas mais complexos, recorrendo a aplicações informáticas.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem por objetivo preparar os alunos para lidar com problemas de decisão em que as oportunidades de decisão são definidas de forma implícita e se considera explicitamente mais do que um objetivo. O tratamento destes problemas será preferencialmente computacional e portanto os alunos aprenderão a utilizar computadores para lidar com estes problemas. Compreender que o processo de decisão não se esgota com o estudo matemático dos problemas, havendo aspetos qualitativos incontornáveis, é também uma componente importante dos resultados esperados.

Estágio(s)

Não

Programa

Programação linear: revisão de noções e metodologias.

Programação linear multiobjectivo: razões da consideração explícita de mais do que uma função objetivo e noções básicas.

Processos de cálculo de soluções eficientes: soma pesada das funções objetivo; pontos de referência e método das restrições.

Regiões de indiferença em diferentes espaços paramétricos.

Programação linear inteira multiobjectivo: noções básicas e métodos de cálculo de soluções eficientes.

Métodos interativos de decisão baseados em modelos multiobjectivo.

Introdução à programação não linear multiobjectivo.

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Teixeira Gomes Alves

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é realizada através da execução de um relatório sobre o tratamento de um problema de decisão (50%) e um teste (50%). : 100.0%

Bibliografia

CLÍMACO, João Namorado ; ANTUNES, Carlos Henggeler ; ALVES, Maria João Gomes - Programação linear multiobjectivo : do modelo de programação linear clássico à consideração explícita de várias funções objectivo. Coimbra : Imprensa da Universidade, 2003.

COSTA, João Paulo ; ALVES, Maria João ; CLÍMACO, João Namorado - Exercícios para as aulas de Investigação Operacional. Versão rev.. Coimbra : FEUC, 1996.

COSTA, João Paulo ; MELO, Manuel Paulo de Albuquerque - Investigação Operacional : passo a passo em Excel. Coimbra : FEUC, 2006.

HILLIER, Frederick S. ; LIEBERMAN, Gerald J. - Introduction to operations research. 8th ed.. Boston : McGraw-Hill, 2005.

HILLIER, Frederick S. ; LIEBERMAN, Gerald J. - Introdução à pesquisa operacional. 8ª ed.. São Paulo : McGraw-Hill Interamericana do Brasil, 2006.

STEUER, Ralph E. - Multiple criteria optimization : theory, computation, and application. New York : John Wiley & Sons, 1986.