Cultura e Cognição

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01002358
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

História e teoria da antropologia, epistemologia, conhecimentos de inglês (leitura).

Métodos de Ensino

A unidade está organizada em aulas de exposição teórica baseadas em bibliografia de leitura prévia obrigatória, e sessões de seminário dedicadas à apresentação e debate de ensaios importantes para o campo de estudos. A avaliação é obtida através da frequência das aulas teóricas e práticas e a presença em exame final em acordo com o Regulamento Pedagógico. A «avaliação periódica» sob a forma de um ensaio de investigação vale 50% em avaliação final. O exame final, sob matéria teórica que não foi objecto de ponderação na avaliação periódica, vale 50% da classificação total.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deverá ser capaz de:

(1) Adquirir competências críticas que lhe permitam compreender a relevância da antropologia no contexto das ciências cognitivas.

(2) Adquirir competências que lhe permitam compreender porque é que não há cultura sem cognição, nem cognição sem cultura, usando para isso discussões e controvérsias que fazem parte da antropologia e da ciência cognitiva.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa desenvolve um percurso em torno de algumas aquisições conceptuais e circunscrições temáticas da disciplina no que diz respeito ao problema da cognição.

Ao longo de um semestre propõe-se abordar este problema tendo em conta três vértices principais:

-Mostrar como é que o problema foi objecto de reflexão aturada por parte dos antropólogos desde, pelo menos, os evolucionistas até Clifford Geertz;

- Mostrar como a incorporação da antropologia no campo daquilo a que viria a ser apelidado de «a nova ciência da mente», a ciência cognitiva, produziu respostas que devem ser diferencialmente avaliadas;

- Mostrar como, extemporaneamente, pensamos o problema, fazendo-o situar em muito do que nos terá ensinado a ciência cognitiva, mas incluindo elementos que resultam das críticas (algumas particularmente severas e radicais) àquele campo interdisciplinar com o qual a antropologia não manteve uma relação sempre fácil ou produtiva por razões históricas que serão pontualmente afloradas.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Fernando Gomes da Silva Quintais

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Quintais, Luís (2010), Cultura e Cognição. Coimbra: Angelus Novus (Biblioteca Mínima).

Sperber, Dan (1996 [1984]), «Anthropology and Psychology: towards an epidemiology of representations», in Explaining culture: a naturalistic approach. Oxford: Blackwell [capítulo 3; pp. 56-76].

Whitehouse, Harvey (2001), The Debated Mind: evolutionary psychology versus ethnography. Oxford: Berg.