Cultura e Cognição

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01002358
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

História e teoria da antropologia, epistemologia, conhecimentos de inglês (leitura).

Métodos de Ensino

A unidade está organizada em aulas de exposição teórica baseadas em bibliografia de leitura prévia obrigatória, e sessões de seminário dedicadas à apresentação e debate de ensaios importantes para o campo de estudos. A avaliação é obtida através da frequência das aulas teóricas e práticas e a presença em exame final em acordo com o Regulamento Pedagógico. A «avaliação periódica» sob a forma de um ensaio de investigação vale 50% em avaliação final. O exame final, sob matéria teórica que não foi objecto de ponderação na avaliação periódica, vale 50% da classificação total.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deverá ser capaz de:

(1) Adquirir competências críticas que lhe permitam compreender a relevância da antropologia no contexto das ciências cognitivas.

(2) Adquirir competências que lhe permitam compreender porque é que não há cultura sem cognição, nem cognição sem cultura, usando para isso discussões e controvérsias que fazem parte da antropologia e da ciência cognitiva.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa desenvolve um percurso em torno de algumas aquisições conceptuais e circunscrições temáticas da disciplina no que diz respeito ao problema da cognição.

Ao longo de um semestre propõe-se abordar este problema tendo em conta três vértices principais:

-Mostrar como é que o problema foi objecto de reflexão aturada por parte dos antropólogos desde, pelo menos, os evolucionistas até Clifford Geertz;

- Mostrar como a incorporação da antropologia no campo daquilo a que viria a ser apelidado de «a nova ciência da mente», a ciência cognitiva, produziu respostas que devem ser diferencialmente avaliadas;

- Mostrar como, extemporaneamente, pensamos o problema, fazendo-o situar em muito do que nos terá ensinado a ciência cognitiva, mas incluindo elementos que resultam das críticas (algumas particularmente severas e radicais) àquele campo interdisciplinar com o qual a antropologia não manteve uma relação sempre fácil ou produtiva por razões históricas que serão pontualmente afloradas.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Fernando Gomes da Silva Quintais

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Quintais, Luís (2010), Cultura e Cognição. Coimbra: Angelus Novus (Biblioteca Mínima).

Sperber, Dan (1996 [1984]), «Anthropology and Psychology: towards an epidemiology of representations», in Explaining culture: a naturalistic approach. Oxford: Blackwell [capítulo 3; pp. 56-76].

Whitehouse, Harvey (2001), The Debated Mind: evolutionary psychology versus ethnography. Oxford: Berg.