Perspectivas Desenvolvimentistas no Estudo do Comportamento desviante e do Crime
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2015-2016
01014605
Áreas Afins
Português
Presencial
Semestral
4.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
As aulas serão de natureza teórico-prática, predominando a exposição oral seguida de uma bibliografia específica para cada aula. Porém, sempre que possível, essa exposição será enriquecida com a apresentação e discussão de vídeos científicos relevantes para pontos específicos da matéria exposta. Do mesmo modo proceder-se-à à análises de dados/textos de investigação que entretanto surjam e sejam considerados pertinentes para o programa desta disciplina e para os objectivos da licenciatura de Serviço Social.
Resultados de Aprendizagem
O objectivo deste curso é fornecer aos alunos uma exposição ampla e crítica dos dados da investigação mais relevante sobre o desenvolvimento do comportamento desviante e crime (“criminologia desenvolvimentista”). A ênfase será colocada nas diferentes manifestações da conduta desviante ao longo da vida dos indivíduos, nos factores de risco e de protecção que influenciam o seu início, a sua continuidade e a sua descontinuidades. Além disso, explorar-se-ão as implicações desses conhecimentos para a intervenção. Espera-se que os alunos tenham adquirido um profundo conhecimento de
- conceitos mais importantes desta abordagem ao comportamento desviante;
- metodologias mais utilizadas neste domínio;
- evolução desse comportamento ao longo da vida;
- factores de risco responsáveis pela sua continuidade ou desistência;
- modelos teóricos mais representativos desta abordagem;
- questões que continuam a gerar mais debate e mais investigação
- implicações para a intervenção e a reinserção social.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução:
Perspectivas desenvolvimentistas no estudo do comportamento desviante: origens e contexto
Relevância para os técnicos de Serviços Social e profissões afins
Conceitos fundamentais da criminologia desenvolvimentista
2. Metodologias e instrumentos
Os estudos longitudinais
As diferentes fontes de informação
3. Manifestação do comportamento desviante ao longo da vida
Análise de factores de risco e de protecção em diferentes idades
A desistência do crime
4. Explicações desenvolvimentistas do comportamento desviante de
T. Moffitt
Sampson e Laub
Farrington
Gottfredson e Hirschi
Outros modelos
5. Implicações desta abordagem para a intervenção
A prevenção
A intervenção em meio prisional e a reinserção social após a prisão
6. Tópicos Especiais
O comportamento desviante na transição para a idade adulta
Relação delinquência/ consumo de droga na adolescência e na idade adulta
Docente(s) responsável(eis)
António Castro Fonseca
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Farrington,D.P. (ed.)(2005).Integrated Developmental & Life-course theories of offending. London: Transaction Publishers.
Finkellhor,D.(2008). Childhood Vctimization: violence,crime and abuse in the lives of young people. Oxford: OxfprdUniversity Press.
Fonseca,A.C.(2002)(ed.).Comportamento anti-social e família: Uma abordagem científica. Coimbra: Almedina.
Fonseca,A.C.(2004).Comportamento anti-social e crime: Da infância à idade adulta. Coimbra: Almedina.
Fonseca,A.C. (2014). Jovens Adultos. Coimbra: Almedina
Gibson,C.L. & Krhohn,M.D.(eds) (2013). Handbook of life-course criminology: Emerging trends and directions for future research. London: Springer.
Sampson,R.J. & Laub, J. (2005).Developmental Criminology and Its Discontents:Trajectories of Crime from Childhood to Old Age.. Thousand Oaks, Calif : Sage Publications.