Perspectivas Desenvolvimentistas no Estudo do Comportamento desviante e do Crime

Ano
0
Ano lectivo
2015-2016
Código
01014605
Área Científica
Áreas Afins
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.  

Métodos de Ensino

As aulas serão de natureza teórico-prática, predominando a exposição oral seguida de uma bibliografia específica para cada aula. Porém, sempre que possível, essa exposição será enriquecida com a apresentação e discussão de vídeos científicos relevantes para pontos específicos da matéria exposta. Do mesmo modo proceder-se-à à análises de dados/textos de investigação que entretanto surjam e sejam considerados pertinentes para o programa desta disciplina e para os objectivos da licenciatura de Serviço Social.

Resultados de Aprendizagem

 O objectivo deste curso é fornecer aos alunos uma exposição ampla e crítica dos dados da investigação mais relevante sobre o desenvolvimento do comportamento desviante e crime (“criminologia desenvolvimentista”). A ênfase será colocada nas diferentes manifestações da conduta desviante ao longo da vida dos indivíduos, nos factores de risco e de protecção que influenciam o seu início, a sua continuidade e a sua descontinuidades. Além disso, explorar-se-ão as implicações desses conhecimentos para a intervenção. Espera-se que os alunos tenham adquirido um profundo conhecimento de

  1. conceitos mais importantes desta abordagem ao comportamento desviante;
  2. metodologias mais utilizadas  neste domínio;
  3. evolução desse comportamento ao longo da vida;
  4. factores de risco responsáveis pela sua continuidade ou desistência;
  5. modelos teóricos mais representativos desta abordagem;
  6. questões que continuam a gerar mais debate e mais investigação
  7. implicações para a intervenção e a reinserção social.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução:

Perspectivas desenvolvimentistas no estudo do comportamento desviante: origens e contexto

Relevância para os técnicos de Serviços Social e profissões afins

Conceitos fundamentais da criminologia desenvolvimentista 

2. Metodologias e instrumentos

Os estudos longitudinais

As diferentes fontes de informação

3. Manifestação do comportamento desviante ao longo da vida

Análise de factores de risco e de protecção em diferentes idades

A desistência do crime

4. Explicações desenvolvimentistas do comportamento desviante de

T. Moffitt

Sampson e Laub

Farrington

Gottfredson e Hirschi

Outros modelos

5. Implicações desta abordagem para a intervenção

A prevenção

A intervenção em meio prisional e a reinserção social após a prisão

6. Tópicos Especiais

O comportamento desviante na transição para a idade adulta

Relação delinquência/ consumo de droga na adolescência e na idade adulta

Docente(s) responsável(eis)

António Castro Fonseca

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Farrington,D.P. (ed.)(2005).Integrated  Developmental & Life-course theories of offending. London: Transaction Publishers.

Finkellhor,D.(2008). Childhood Vctimization: violence,crime and abuse in the lives of young people. Oxford: OxfprdUniversity Press.

Fonseca,A.C.(2002)(ed.).Comportamento anti-social e família: Uma abordagem científica. Coimbra: Almedina.

Fonseca,A.C.(2004).Comportamento anti-social e crime: Da infância à idade adulta. Coimbra: Almedina.

Fonseca,A.C. (2014). Jovens Adultos. Coimbra: Almedina

Gibson,C.L.  & Krhohn,M.D.(eds) (2013). Handbook of life-course criminology: Emerging trends and directions  for future research. London: Springer.

Sampson,R.J. &  Laub, J. (2005).Developmental Criminology and Its Discontents:Trajectories of Crime from Childhood to Old Age.. Thousand Oaks, Calif : Sage Publications.