Antropologia da Performance
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2024-2025
01002342
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Antropologia do Corpo.
Métodos de Ensino
As leituras propostas no programa correspondem às temáticas abordadas semanalmente. Nas aulas teórico-práticas a participação dos alunos via discussão na aula ou no grupo de trabalho permitirá oportunidades para aprendizagem, possibilitando que outras experiências e perspectivas sejam debatidas. Para esse objectivo a componente teórica é acompanhada por etnografias e filmes de performances. Intenta-se fomentar o intercâmbio de ideias e a construção de argumentos académicos sólidos.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa desenvolver a par de conhecimentos básicos na abordagem antropológica aos estudos performáticos, um olhar crítico sobre o campo performativo contemporâneo, bem como competências metodológicas e etnográficas à análise prática desta temática.
No final os alunos devem ter a capacidade de empregar de forma correta os principais conceitos do campo – performance, drama social, rito/rituais, eficácia, métodos –, desenvolver um olhar crítico para os modos de interacção social performáticos, quer estes façam parte do dia-a-dia, rituais religiosos ou de cura, cerimónias populares, acontecimentos desportivos, teatrais ou o caráter performatico existente na construção de papéis de género e/ou identidade.
Estágio(s)
NãoPrograma
Esta cadeira introduzir os alunos à antropologia da performance, propostas teóricas dos protagonistas (Bateson, Goffman Victor Turner, Richard Schechner), bem como casos etnográficos (Conquergood, Judith Butler, David Kertzer, Littlewood).
Recorrendo a textos clássicos dos estudos da performance, pretende-se que os alunos compreendam a performance para além do ‘acontecimento’; antes como parte integrante e constitutiva da cultura e vida social, para a qual existe teoria e metodologia de investigação concretas. Aqui serão analisadas temáticas que liguem a performance com questões políticas, nomeadamente de contestação ao poder dominante ou o exercício do poder, bem como temáticas de género, identidade ou temas mais sincréticos como a cura religiosa.
Docente(s) responsável(eis)
Jorge Filipe Sousa Varanda Preces Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 100.0%
Bibliografia
TURNER, V. 1967. [1969]1974 O Processo Ritual, Ed.Vozes: Petropolis
TURNER, V. 1982 "From Ritual to Theater: The Human seriousness of Play", Performing Arts Journal.
VALVERDE, P. 2000 , MÁscara, Mato e Morte em São Tomé, Celta, Oeiras.
VAN GENNEP, A. [1908]1978 Os Ritos De Passagem, Vozes: Petropolis
BRUNER, E. & TURNER, V. 1986, (ed) The Anthropology of Experience.
BUTLER, Judith, 1998- “Performative Acts and Gender Constitution”, Theatre Journal, Vol. 40, No. 4. pp. 519-531.
CONNERTON, P. 1993 (1989), Como As Sociedades Recordam, Oeiras, Celta.
CONQUERGOOD, D., 2002, "Performance Studies: Interventions and Radical Research", The Drama Review 46, 2.
GOFFMAN, E. (1959)1993 A Apresentaçao do Eu na Vida de Todos, Relógio D'Água: Lisboa
HUGHES-FREELAND, F. 1996, RITUAL, PERFORMANCE, MEDIA, Routledge: London
KERTZER,1998 - Ritual, Politics and Power. New Haven: Yale University Press.
LITTLEWOOD, R.,1998, Mental Illness as Ritual Theatre, Performance Research, 3:3, 41-52.
SCHECHNER, R. 2003, Performance Theory. Routledge, pp. 112-169.