Antropologia da Performance

Ano
0
Ano lectivo
2015-2016
Código
01002342
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Antropologia do Corpo.

Métodos de Ensino

Os estudantes devem ter ideia clara de quais são as principais teorias e metodologias que molda este sub-campo antropológico. Para esse objetivo a componente teórica é acompanhada por etnografias e filmes de performances disponíveis na internet. De modo a entender melhor a necessidade de contextualização sócio-cultural dos diferentes campos performativos e destrinçar as repercussões individuais dos seus códigos, serão efetuados, a par com exposições teóricas e exercícios.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa desenvolver nos estudantes, a par de conhecimentos básicos em Antropologia da Performance, um olhar crítico sobre o campo performativo contemporâneo, e competências sensíveis na abordagem prática desta temática, não só pensando mas também vivenciando os códigos estéticos, sociais e éticos que informam o “retorno do primitivo” nas diferentes configurações performativas atuais.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta cadeira introduzir os alunos à antropologia da performance, propostas teóricas dos protagonistas (Bateson, Goffman Victor Turner, Richard Schechner), bem como casos etnográficos (Conquergood, Judith Butler, David Kertzer). Recorrendo a textos clássicos dos estudos da performance, pretende-se que os alunos compreendam a performance enquanto acontecimento, teoria e metodologia de investigação; parte integrante e constitutiva da cultura. No final os alunos devem ter a capacidade de empregar de forma correta os principais conceitos do campo – performance, drama social, rito/rituais – ,  desenvolvido um olhar analítico para modos de interação social passiveis performaticos, quer estes estejam e façam parte do dia-a-dia, de rituais, cerimónias políticas ou festivas, ações populares de contestação ou (re)negociação, acontecimentos desportivos, teatro ou como para o caráter performativo da construção do género ou de valores morais e/ou identitários.

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
2 frequências: 100.0%

Bibliografia

Gregory Bateson,2006, “A Theory of Play and Fantasy”, The Game Designer - A rules of Play Anthropology, ed. Salen, K. and Zimmerman E., The MIT Press,Cambridge Massachutts.

Judith Butler,1998- “Performative Acts and Gender Constitution: An Essay in Phenomenology and Feminist Theory”, Theatre Journal, Vol. 40, No. 4. pp.519-531.

Paul Connerton, 1993, Como as Sociedades Recordam, Oeiras: Celta Editora.

Dwight Conquergood, 2002, "Performance Studies: Interventions and Radical Research", The Drama Review 46, 2.

GOFFMAN, Erving,(1959)1993 A Apresentaçao do Eu na Vida de Todos, Relógio D'Água: Lisboa

GUSS, David 2000, The Festive State, Univ. California Press, Berkley.

HANNA, J. L. To Dance is Human. A Theory of Nonverbal Communication.

HUGHES-FREELAND, F. 1996, RITUAL, PERFORMANCE, MEDIA, Routledge: London

KERTZER,1998 - Ritual, Politics and Power. New Haven: Yale University Press.

LABAN, R. Domínio do movimento.

TURNER, V. The Anthropology of Performance.

SCHECHNER, R. Performance Theory.