Antropologia da Performance
2
2015-2016
01002342
Antropologia Social e Cultural
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Antropologia do Corpo.
Métodos de Ensino
Os estudantes devem ter ideia clara de quais são as principais teorias e metodologias que molda este sub-campo antropológico. Para esse objetivo a componente teórica é acompanhada por etnografias e filmes de performances disponíveis na internet. De modo a entender melhor a necessidade de contextualização sócio-cultural dos diferentes campos performativos e destrinçar as repercussões individuais dos seus códigos, serão efetuados, a par com exposições teóricas e exercícios.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa desenvolver nos estudantes, a par de conhecimentos básicos em Antropologia da Performance, um olhar crítico sobre o campo performativo contemporâneo, e competências sensíveis na abordagem prática desta temática, não só pensando mas também vivenciando os códigos estéticos, sociais e éticos que informam o “retorno do primitivo” nas diferentes configurações performativas atuais.
Estágio(s)
NãoPrograma
Esta cadeira introduzir os alunos à antropologia da performance, propostas teóricas dos protagonistas (Bateson, Goffman Victor Turner, Richard Schechner), bem como casos etnográficos (Conquergood, Judith Butler, David Kertzer). Recorrendo a textos clássicos dos estudos da performance, pretende-se que os alunos compreendam a performance enquanto acontecimento, teoria e metodologia de investigação; parte integrante e constitutiva da cultura. No final os alunos devem ter a capacidade de empregar de forma correta os principais conceitos do campo – performance, drama social, rito/rituais – , desenvolvido um olhar analítico para modos de interação social passiveis performaticos, quer estes estejam e façam parte do dia-a-dia, de rituais, cerimónias políticas ou festivas, ações populares de contestação ou (re)negociação, acontecimentos desportivos, teatro ou como para o caráter performativo da construção do género ou de valores morais e/ou identitários.
Docente(s) responsável(eis)
Jorge Filipe Sousa Varanda Preces Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
2 frequências: 100.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Gregory Bateson,2006, “A Theory of Play and Fantasy”, The Game Designer - A rules of Play Anthropology, ed. Salen, K. and Zimmerman E., The MIT Press,Cambridge Massachutts.
Judith Butler,1998- “Performative Acts and Gender Constitution: An Essay in Phenomenology and Feminist Theory”, Theatre Journal, Vol. 40, No. 4. pp.519-531.
Paul Connerton, 1993, Como as Sociedades Recordam, Oeiras: Celta Editora.
Dwight Conquergood, 2002, "Performance Studies: Interventions and Radical Research", The Drama Review 46, 2.
GOFFMAN, Erving,(1959)1993 A Apresentaçao do Eu na Vida de Todos, Relógio D'Água: Lisboa
GUSS, David 2000, The Festive State, Univ. California Press, Berkley.
HANNA, J. L. To Dance is Human. A Theory of Nonverbal Communication.
HUGHES-FREELAND, F. 1996, RITUAL, PERFORMANCE, MEDIA, Routledge: London
KERTZER,1998 - Ritual, Politics and Power. New Haven: Yale University Press.
LABAN, R. Domínio do movimento.
TURNER, V. The Anthropology of Performance.
SCHECHNER, R. Performance Theory.