Seminário de Investigação e Discussão

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
03017116
Área Científica
Humanidades/Sociologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Sendo embora todas as sessões coordenadas por uma das docentes, espera-se a participação no debate de todos/as os/alunos/as, incluindo nos seminários abertos e nas sessões do Gender Worshop. A apresentação de ensaios críticos será sempre da responsabilidade de um/a estudante que o propõe. Todos/as os/as alunos/as deverão apresentar o seu projeto de doutoramento para discussão pelo grupo.

25% das sessões podem ser substituídas por participações em congressos e eventos afins, atinentes à área de estudos, que devem constar do relatório final da cadeira.

Resultados de Aprendizagem

Este seminário tem dois objetivos principais: 1. Familiarizar as/os alunas/os com a investigação de ponta em Estudos Feministas / Estudos sobre Mulheres /Estudos de Género realizadas em várias áreas disciplinares em diversas faculdades, universidades e Centros de Investigação; 2. criar as condições para a/o aluna/o apresentar, discutir e refletir sobre os pressupostos teóricos, a investigação em curso e as hipóteses do seu próprio projeto de doutoramento.

Decorrentes destes objetivos, e para além da ampliação e aprofundamento do conhecimento na área, espera-se que as/os estudantes ganhem competências acrescidas para a investigação avançada autónoma, para o debate interdisciplinar e para colocar o seu próprio trabalho em diálogo, cientificamente sustentado, com investigação reconhecida e investigação de ponta em curso, a nível nacional e internacional.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa engloba os seguintes tipos de seminários: 1: seminários abertos, com palestrantes convidados/as, de outras faculdades e universidades, com trabalho reconhecido em Estudos Feministas – incluindo, ocasionalmente, doutorandos/as na área com projetos inovadores e de potencial científico evidente –, preferencialmente de áreas disciplinares não oferecidas pelo curso. Estes seminários são abertos a toda a comunidade académica. 2: seminários fechados, exclusivos para os/as alunos/as para discussão dos textos sugeridos pelos/as estudantes por serem de interesse particular para os seus projetos em curso; 3: participação no ciclo Gender Workshop, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, também com uma grande variedade de áreas disciplinares e com um público mais alargado; 4: sessões de apresentação de projetos e / ou de apresentação do trabalho em curso.

Docente(s) responsável(eis)

Adriana Conceição Silva Pereira Bebiano Nascimento

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 50.0%
Outra: 50.0%

Bibliografia

Uma vez que o programa deste seminário é centrado nos projetos individuais de alunas e alunos, e, logo, na bibliografia relevante para esses projetos, não se adequa a recomendação de uma bibliografia prévia.

Given that this seminar is focused on the individual PhD projects of the students, who will be the ones proposing the discussion of texts relevant to their individual projects, the recommendation of a previously set bibliography does not apply.