Teorias e Epistemologias Feministas
1
2017-2018
03017083
Humanidades
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
As primeiras aulas serão de exposição das linhas teóricas por parte das docentes e de discussão de textos seminais. As sessões seguintes serão dedicadas à discussão dos textos teóricos constantes do programa, com uma apresentação inicial da responsabilidade de um/a aluno/a e com a participação de todos/as no debate orientado pela docente. No final do semestre será realizada uma workshop na qual cada um/a apresenta o seu projeto de trabalho final, em forma já avançada, de forma a poder incorporar no trabalho escrito final as questões pertinentes colocadas pelo grupo.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo deste seminário é estudar algumas perspetivas teóricas do feminismo contemporâneo em diferentes partes do mundo e fornecer métodos e instrumentos de trabalho indispensáveis à investigação e produção académica a desenvolver noutros seminários do programa. Pretende-se que as/os alunas/os ganhem consciência crítica da posição do sujeito no próprio processo de produção do conhecimento, bem como da política subjacente à institucionalização – e ao silenciamento – de diferentes discursos e saberes. A reflexão epistemológica e o conhecimento de vários tipos de abordagem a grupos sociais, fenómenos e objetos deverá capacitar as/os estudantes para o exercício de uma investigação própria adequada ao método e objeto escolhidos; para apresentar, de forma oral e escrita, os resultados da sua investigação de forma clara e teoricamente escorada; e para os debater em contexto académico e em diálogo com outros posicionamentos disciplinares e epistemológicos.
Estágio(s)
NãoPrograma
Recorrendo a perspetivas teóricas do feminismo contemporâneo em diferentes partes do mundo, e partindo da discussão dos conceitos de “objetividade” versus “conhecimento situado”, o seminário tem por objetivo refletir sobre métodos de investigação e de produção do conhecimento, da “ciência” e da própria arte. Embora com ênfase particular na área dos estudos literários e dos estudos culturais comparados, a discussão em torno do próprio conceito de “disciplina” e de “interdisciplinaridade” estruturará o seminário.
Uma reflexão sobre “epistemologias alternativas” – feministas e pós-coloniais – procurará cruzar o posicionamento das diferentes identidades (sexuais, étnicas, nacionais e de classe), em relação com processos de institucionalização do saber. No centro deste trabalho de reflexão estarão conceitos como subjetividades, saber/poder, hegemonia e subalternidades, histórias de vida e intertextualidades.
Docente(s) responsável(eis)
Adriana Conceição Silva Pereira Bebiano Nascimento
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação nas aulas e apresentação oral: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
Braidotti, R. (2001). “Becoming-Woman: Rethinking the Positivity of Difference”. Feminist Consequences.In E. Bronfren & M. Kavka (Eds.). New York: Columbia UP.
Butler, J. (1990). Gender Trouble. Feminism and the Subversion of Identity. New York and London: Routledge.
hooks, hooks (2011). Feminist Theory. From Margin to Center. Cambridge, MA: South End Press [1984].
Magalhães, M.J., Cruz, A.L. & Soares, R.S. (Orgs.) (2013). Pelo fio se vai à meada. Percursos de Investigação em Histórias de Vida. Lisboa: Ela por Ela.
Oyewùmí, O., ed. (2005). African Gender Studies. A Reader. New York: Palgrave.
Ramalho, M.I. (2013). “Difference and Hierarchy Revisted by Feminism”. Anglo-Saxónica, Ser. III, nº 6.
Spivak, G.C. (1988). “Can the Subaltern Speak?” Marxism and the Interpretation of Culture. In C. Nelson and L. Grossberg (Eds.). (pp 271-313). Urbana and Chicago: University of Illinois Press.
Tong, R. (2008). Feminist Thought: A More Comprehensive Introduction. 3rd ed. Boulder: Westview Press.