Teorias e Epistemologias Feministas

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
03017083
Área Científica
Humanidades
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

As primeiras aulas serão de exposição das linhas teóricas por parte das docentes e de discussão de textos seminais. As sessões seguintes serão dedicadas à discussão dos textos teóricos constantes do programa, com uma apresentação inicial da responsabilidade de um/a aluno/a e com a participação de todos/as no debate orientado pela docente. No final do semestre será realizada uma workshop na qual cada um/a apresenta o seu projeto de trabalho final, em forma já avançada, de forma a poder incorporar no trabalho escrito final as questões pertinentes colocadas pelo grupo.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo deste seminário é estudar algumas perspetivas teóricas do feminismo contemporâneo em diferentes partes do mundo e fornecer métodos e instrumentos de trabalho indispensáveis à investigação e produção académica a desenvolver noutros seminários do programa. Pretende-se que as/os alunas/os ganhem consciência crítica da posição do sujeito no próprio processo de produção do conhecimento, bem como da política subjacente à institucionalização – e ao silenciamento – de diferentes discursos e saberes. A reflexão epistemológica e o conhecimento de vários tipos de abordagem a grupos sociais, fenómenos e objetos deverá capacitar as/os estudantes para o exercício de uma investigação própria adequada ao método e objeto escolhidos; para apresentar, de forma oral e escrita, os resultados da sua investigação de forma clara e teoricamente escorada; e para os debater em contexto académico e em diálogo com outros posicionamentos disciplinares e epistemológicos.

Estágio(s)

Não

Programa

Recorrendo a perspetivas teóricas do feminismo contemporâneo em diferentes partes do mundo, e partindo da discussão dos conceitos de “objetividade” versus “conhecimento situado”, o seminário tem por objetivo refletir sobre métodos de investigação e de produção do conhecimento, da “ciência” e da própria arte. Embora com ênfase particular na área dos estudos literários e dos estudos culturais comparados, a discussão em torno do próprio conceito de “disciplina” e de “interdisciplinaridade” estruturará o seminário.

Uma reflexão sobre “epistemologias alternativas” – feministas e pós-coloniais – procurará cruzar o posicionamento das diferentes identidades (sexuais, étnicas, nacionais e de classe), em relação com processos de institucionalização do saber. No centro deste trabalho de reflexão estarão conceitos como subjetividades, saber/poder, hegemonia e subalternidades, histórias de vida e intertextualidades.

Docente(s) responsável(eis)

Adriana Conceição Silva Pereira Bebiano Nascimento

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nas aulas e apresentação oral: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Braidotti, R. (2001). “Becoming-Woman: Rethinking the Positivity of Difference”. Feminist Consequences.In E. Bronfren & M. Kavka (Eds.). New York: Columbia UP.

Butler, J. (1990). Gender Trouble. Feminism and the Subversion of Identity. New York and London: Routledge.

hooks, hooks (2011). Feminist Theory. From Margin to Center. Cambridge, MA: South End Press [1984].

Magalhães, M.J., Cruz, A.L. & Soares, R.S. (Orgs.) (2013). Pelo fio se vai à meada. Percursos de Investigação em Histórias de Vida. Lisboa: Ela por Ela.

Oyewùmí, O., ed. (2005).  African Gender Studies. A Reader. New York: Palgrave.

Ramalho, M.I. (2013). “Difference and Hierarchy Revisted by Feminism”. Anglo-Saxónica, Ser. III, nº 6.

Spivak, G.C. (1988). “Can the Subaltern Speak?” Marxism and the Interpretation of Culture. In C. Nelson and L. Grossberg (Eds.). (pp 271-313). Urbana and Chicago: University of Illinois Press.

Tong, R. (2008). Feminist Thought: A More Comprehensive Introduction. 3rd ed. Boulder: Westview Press.