Serviços e Sistemas de Informação
1
2017-2018
03016934
Ciências da Informação
Português
Presencial
Semestral
15.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino centrados no modelo de seminário promovem uma aprendizagem que valoriza a partilha e o debate ativos dos resultados da investigação que os/as estudantes terão de levar a cabo ao longo do semestre, os quais culminam na produção de um texto original sobre um dos tópicos abordados ena recensão crítica de um documento analisado na exploração bibliográfica.
Resultados de Aprendizagem
Este seminário pretende abordar questões fundamentais em Serviços de Informação, particularmente sob o ponto de vista da gestão, integrando outras componentes mais próximas dos Sistemas de Informação, nomeadamente em contexto de rede, centradas no design de serviços de sistemas enquanto plataformas para a criação e partilha do conhecimento. No final desta unidade curricular o estudante deve conhecer essas questões fundamentais, compreender a complexidade organizacional e funcional de Serviços de Informação e de Sistemas de Informação, particularmente num ambiente de elevada interoperabilidade e interação, e demonstrar capacidade para analisar, conceber e planear projetos ou programas de desenvolvimento e de produção nestas áreas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Gestão estratégica e políticas funcionais dos Serviços de Informação.
2. Controlo de Gestão, qualidade e avaliação do desempenho dos Serviços de Informação.
3. Serviços de Informação em contexto de rede de sistemas de informação.
4. Estudo Crítico do Contexto e Design de Serviços e Sistemas de Informação.
5. O design dos sistemas de informação como plataformas para a criação e partilha do conhecimento.
6. Arquitetura da Informação: dos modelos à experiência de interação.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Beatriz Pinto de Sá Moscoso Marques
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 40.0%
Trabalho de síntese: 60.0%
Bibliografia
Drucker, P. (2010). Technology, Management, and Society. Harvard: Harvard Review Press.
Dugan, R.E., Hernon, P. & Nitecki, D. (2011). Viewing Library Metrics from Different Perspectives: Inputs, Outputs, and Outcomes. Santa Barbara, Ca: Libraries Unlimited.
Hernon, P. & Matthews, J.R. (2011). Listening to the Customer. Santa Barbara, Ca: Libraries Unlimited.
Roque, Licínio (2004). Contribuição para uma Engenharia do Contexto. Tese de doutoramento. http://hdl.handle.net/10316/1743
Stickdom & Schneider (2011). This is Service Design Thinking. Amsterdam: BIS Publishers. http://issuu.com/bis_publishers/docs/this_is_service_design.