Serviços e Sistemas de Informação

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
03016934
Área Científica
Ciências da Informação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino centrados no modelo de seminário promovem uma aprendizagem que valoriza a partilha e o debate ativos dos resultados da investigação que os/as estudantes terão de levar a cabo ao longo do semestre, os quais culminam na produção de um texto original sobre um dos tópicos abordados ena recensão crítica de um documento analisado na exploração bibliográfica.

Resultados de Aprendizagem

Este seminário pretende abordar questões fundamentais em Serviços de Informação, particularmente sob o ponto de vista da gestão, integrando outras componentes mais próximas dos Sistemas de Informação, nomeadamente em contexto de rede, centradas no design de serviços de sistemas enquanto plataformas para a criação e partilha do conhecimento. No final desta unidade curricular o estudante deve conhecer essas questões fundamentais, compreender a complexidade organizacional e funcional de Serviços de Informação e de Sistemas de Informação, particularmente num ambiente de elevada interoperabilidade e interação, e demonstrar capacidade para analisar, conceber e planear projetos ou programas de desenvolvimento e de produção nestas áreas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Gestão estratégica e políticas funcionais dos Serviços de Informação.
2. Controlo de Gestão, qualidade e avaliação do desempenho dos Serviços de Informação.
3. Serviços de Informação em contexto de rede de sistemas de informação.
4. Estudo Crítico do Contexto e Design de Serviços e Sistemas de Informação.
5. O design dos sistemas de informação como plataformas para a criação e partilha do conhecimento.
6. Arquitetura da Informação: dos modelos à experiência de interação.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Beatriz Pinto de Sá Moscoso Marques

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 40.0%
Trabalho de síntese: 60.0%

Bibliografia

Drucker, P. (2010). Technology, Management, and Society. Harvard: Harvard Review Press.
Dugan, R.E., Hernon, P. & Nitecki, D. (2011). Viewing Library Metrics from Different Perspectives: Inputs, Outputs, and Outcomes. Santa Barbara, Ca: Libraries Unlimited.
Hernon, P. & Matthews, J.R. (2011). Listening to the Customer. Santa Barbara, Ca: Libraries Unlimited.
Roque, Licínio (2004). Contribuição para uma Engenharia do Contexto. Tese de doutoramento. http://hdl.handle.net/10316/1743
Stickdom & Schneider (2011). This is Service Design Thinking. Amsterdam: BIS Publishers. http://issuu.com/bis_publishers/docs/this_is_service_design.