Seminários Interdisciplinares

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
03016923
Área Científica
Humanidades
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino centrados no modelo de seminário promovem uma aprendizagem que valoriza a partilha e o debate ativos dos resultados da investigação que os/as estudantes terão de levar a cabo ao longo do semestre, os quais culminam na produção de um texto original sobre um dos tópicos abordados ena recensão crítica de um documento analisado na exploração bibliográfica.

Resultados de Aprendizagem

No final desta unidade curricular o estudante deve conhecer e saber problematizar de um modo aprofundados os temas propostos na uc, articulando-os adequadamente, particularmente no que se refere à área de Ciência da Informação. Esta articulação interdisciplinar e fertilização cruzada entre diferentes áreas de conhecimento e de linhas de investigação devem colocar o aluno em condições de situar o seu projeto de investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Conhecimento e análise de documentos paleográficos e neográficos.
2. Méto os e análise de fontes documentais antigas.
3. Património arqueo-bibliográfico.
4. Formatação e codificação digital do texto.
5. Novos desafios da diplomática digital.
6. Propriedade intelectual, direitos de autor e openness em contexto Web.

Docente(s) responsável(eis)

Maria José Azevedo Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 40.0%
Trabalho de síntese: 60.0%

Bibliografia

Apollon, D, Bélisle, C. & Régnier, P. (eds.) (2014). Digital Critical Editions. Chicago: University of Illinois Press.

Burnard, Lou (2014). What is the Text Encoding Initiative? How to add intelligent markup to digital resources. Marseille: OpenEdition Press.

Santos, M. J. A., Coelho, M. H.;Gomes & S. Morujão, R.(2001). Estudos de Diplomática Portuguesa. Coimbra: Colibri

Maniaci, Marilena (2007). Archeologia del manoscritto: Metodi, problemi, bibliografia recente, Roma: Viella.

Nascimenot, A.A. (2012). Ler contra o Tempo: Condições dos textos na cultura portuguesa. (Recolha de estudos em Hora de Vésperas), 2 vols., Lisboa: Centro de Estudos Clássicos- Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.