Humanidades Digitais
1
2017-2018
03016901
Humanidades
Português
Presencial
Semestral
15.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino centrados no modelo de seminário promovem uma aprendizagem que valoriza a partilha e o debate ativos dos resultados da investigação que os/as estudantes terão de levar a cabo ao longo do semestre, os quais culminam na produção de um texto original sobre um dos tópicos abordados e em trabalhos destinados a explorar os distintos pontos do programa usando blogues, wikis e outras tecnologias digitais apropriadas aos distintos objetivos do programa proposto.
Resultados de Aprendizagem
No final desta uc o aluno deve estar familiarizado com a questão epistémica das Humanidades Digitais e o modo como as tecnologias e os métodos digitais têm sido aplicadas em contexto de investigação no âmbito das Humanidades e das Ciências Sociais. Deve, ainda, conhecer as respetivas implicações para as organizações de memória, para a geração de novas modalidades de investigação e partilha de resultados, incluindo a sua ampla disseminação, e para as questões de Design do media.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A Emergência das Humanidades Digitais.
2. Conceitos, métodos e ferramentas.
3. As TIC e as novas formas de processar os dados, de os representar e gerar conexões entre diferentes tipos de dados.
4. Digital Media Design: questões tecnológicas, modos de interação e de envolvimento.
5. Novos modos de colaboração e construção de redes e comunidades.
6. Disseminação e partilha de resultados.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques Borges
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 40.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 60.0%
Bibliografia
Terras, M, Nyhan, J., Vanhoutte, E, ed. (2013). Defining Digital Humanities: a reader. Surrey: Ashgate
Warwick, C., Terras, M., Nyhan, J. (2012). Digital Humanities in Practice. London: CILIP
Cohen, J; Scheinfeldt, Tom (eds.) (2013). Hacking the Academy: New Approaches to Scholarship and Teaching from Digital Humanities. Ann Arbor, MI: University of Michigan Press. DOI: http://dx.doi.org/10.3998/dh.12172434.0001.001
Nawrotzki, K. & Dougherty, J. (eds) (2013). Writing History in the Digital Age. Ann Arbor, MI: University of Michigan Press. DOI: http://dx.doi.org/10.3998/dh.12230987.0001.001.