Comunicação em Ciência
1
2017-2018
03016895
Ciencias Sociais
Português
Presencial
Semestral
15.0
Opcional
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino centram-se no modelo de seminário, combinando a exposição teórica e a observação e análise de obras com a reflexão e o debate aberto das leituras. A apresentação dos trabalhos serve para desenvolver e consolidar a capacidade de investigação individual e o rigor metodológico. No seu conjunto, estes métodos de ensino têm também por objetivo fomentar o trabalho em equipa e um forte sentido crítico entre pares.
Resultados de Aprendizagem
No final deste seminário o estudante deverá ter uma visão geral dos processos de produção do conhecimento científico e dos objetos científicos e tecnológicos, dos seus modos de articulação, da co-constituição e definição mútua da ciência, da tecnologia e da sociedade. Deve, ainda, ser capaz de perceber e refletir sobre os diferentes enquadramentos disciplinares, organizados em torno da análise de políticas de ciência e de conhecimento e dos contextos em que estas são implementadas, e traçar p processo evolutivo de publicação e legitimação da ciência, incluindo as novas métricas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A Sociologia do Conhecimento Científico.
2. Os estudos sociais da ciência e tecnologia: problemáticas, orientações e debates.
3. A produção da ciência e da tecnologia: práticas, cultura e política.
4. Governação da investigação e da inovação: políticas, participação e responsabilidade.
5. Impacto e avaliação de investigação.
6. Publicação, legitimação e medição da Ciência.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques Borges
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 40.0%
Trabalho de investigação: 60.0%
Bibliografia
Benkler, Y. (2006). The Wealth of Networks. New Have, London: Yale Univ Press
Felt, U. et al. (2007). Taking the European Knowledge Society Seriously, EU. Luxembourg: Pub. Office of the EU.
Gibbons, M. et al. (1994). The New Production of Knowledge. London: Sage,
Jasanoff, S. (2012). Genealogies of STS. Social Studies of Science, 42: 435-441.
Lamont, M. (2009), How Professors Think. Cambridge, MA: Harvard Univ Press
Latour, B. (1987), Science in Action. Cambridge, MA: Harvard Univ Press
Lundvall, B.A. and S. Borrás (2005), “Science, Technology and Innovation Policy” in Fagerberg, J, Mowery, D C. and Nelson, R.R. (eds) The Oxford Handbook of Innovation. Oxford: Univ Press.
Melkers, J. and Hicks, D. (2013), “Bibliometrics as a Tool for Research Evaluation” in A. Link & N. Vonortas, Handbook on the Theory and Practice of Program Evaluation. Cheltenham, UK: Edward Elgar.
Salter, A.; Martin, B.R. (2001), 'The economic benefits of publicly funded research', Research Policy, 30: 509-32.