Teorias Sociais para a Comunicação

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
03016889
Área Científica
Ciências da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se um bom domínio da leitura em inglês.

Métodos de Ensino

Exposição e discussão das leituras obrigatórias e leituras programadas para cada sessão (bibliografia específica do seminário), além da apresentação e discussão dos textos escolhidos pelos doutorandos em torno de questões, teorias e objetos específicos do seu interesse.

Resultados de Aprendizagem

O seminário propõe-se abordar um conjunto de teorias sobre o caráter social, político e cultural da construção de um sentido comum, a partir de ideias de alguns dos principais autores que ajudam a colocar a comunicação na sua matriz das ciências sociais. Analisa as principais tradições teóricas do social e do político, bem como os processos culturais implicados na produção e no consumo das formas mediáticas.

Com a sua conclusão os alunos serão capazes de:

  - Ter uma compreensão crítica das principais tradições teóricas para compreender a comunicação e os media.

- Estar cientes de como as práticas de comunicação moldam as perceções da realidade na sociedade contemporânea.

- Demonstrar competência na leitura da literatura académica relevante e na reflexão crítica sobre ela.

- Demonstrar conformidade com as formas apropriadas de escrita e de discussão de trabalhos académicos

- Demonstrar consciência do papel da teoria na compreensão e explicação da vida social.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Comunicação e teoria social: pensar a comunicação e os media

2. A construção mediática da realidade

3. Poder, biopoder e governamentalidade

4. Comunicação e esfera pública

5. Crítica da economia política: Neoliberalismo e media

6. A comunicação política na era das Plataformas

7. Comunicação e política radical: movimentos sociais e redes

8. A crise da comunicação pública.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 80.0%

Bibliografia

 Embora para cada sessão seja constituída uma lista de leituras específicas, as obras que nos guiarão incluem:

Couldry, N. & A. Hepp (2016). The Mediated Construction of Reality. Cambridge: Polity

Davis A (2019) Political Communication: A New Introduction for Crisis Times.

Davis, A., Fenton, N., Freedman, D., & Khiabany, G. (2020). Media, Democracy and Social Change. Sage

Esteves, J. P. (2019) Comunicação política e democracia, Coimbra: I. U. Coimbra

Ferreira J, W Gomes, (2020) Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na midiatização FACOS-UFSM

Gomes, W. (2014). Transformações da política na era da comunicação de massa.  Paulus.

Hesmondhalgh, D. e Jason T., ed. (2008) The Media and Social Theory, New York, NY: Routledge

Hepp, A. (2019). Deep Mediatization: Key Ideas in Media & Cultural Studies. Routledge

Wessler, H. (2019). Habermas and the Media. John Wiley & Sons.

Van Dijck, J. Poell, T., & De Waal, M. (2018). The platform society: Public values in a connective world.