Teorias Sociais para a Comunicação
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2024-2025
03016889
Ciências da Comunicação
Português
Presencial
Semestral
15.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se um bom domínio da leitura em inglês.
Métodos de Ensino
Exposição e discussão das leituras obrigatórias e leituras programadas para cada sessão (bibliografia específica do seminário), além da apresentação e discussão dos textos escolhidos pelos doutorandos em torno de questões, teorias e objetos específicos do seu interesse.
Resultados de Aprendizagem
O seminário propõe-se abordar um conjunto de teorias sobre o caráter social, político e cultural da construção de um sentido comum, a partir de ideias de alguns dos principais autores que ajudam a colocar a comunicação na sua matriz das ciências sociais. Analisa as principais tradições teóricas do social e do político, bem como os processos culturais implicados na produção e no consumo das formas mediáticas.
Com a sua conclusão os alunos serão capazes de:
- Ter uma compreensão crítica das principais tradições teóricas para compreender a comunicação e os media.
- Estar cientes de como as práticas de comunicação moldam as perceções da realidade na sociedade contemporânea.
- Demonstrar competência na leitura da literatura académica relevante e na reflexão crítica sobre ela.
- Demonstrar conformidade com as formas apropriadas de escrita e de discussão de trabalhos académicos
- Demonstrar consciência do papel da teoria na compreensão e explicação da vida social.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Comunicação e teoria social: pensar a comunicação e os media
2. A construção mediática da realidade
3. Poder, biopoder e governamentalidade
4. Comunicação e esfera pública
5. Crítica da economia política: Neoliberalismo e media
6. A comunicação política na era das Plataformas
7. Comunicação e política radical: movimentos sociais e redes
8. A crise da comunicação pública.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 80.0%
Bibliografia
Embora para cada sessão seja constituída uma lista de leituras específicas, as obras que nos guiarão incluem:
Couldry, N. & A. Hepp (2016). The Mediated Construction of Reality. Cambridge: Polity
Davis A (2019) Political Communication: A New Introduction for Crisis Times.
Davis, A., Fenton, N., Freedman, D., & Khiabany, G. (2020). Media, Democracy and Social Change. Sage
Esteves, J. P. (2019) Comunicação política e democracia, Coimbra: I. U. Coimbra
Ferreira J, W Gomes, (2020) Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na midiatização FACOS-UFSM
Gomes, W. (2014). Transformações da política na era da comunicação de massa. Paulus.
Hesmondhalgh, D. e Jason T., ed. (2008) The Media and Social Theory, New York, NY: Routledge
Hepp, A. (2019). Deep Mediatization: Key Ideas in Media & Cultural Studies. Routledge
Wessler, H. (2019). Habermas and the Media. John Wiley & Sons.
Van Dijck, J. Poell, T., & De Waal, M. (2018). The platform society: Public values in a connective world.