Teorias Sociais para a Comunicação
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2021-2022
03016889
Ciências da Comunicação
Português
Presencial
Semestral
15.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se um bom domínio da leitura em inglês.
Métodos de Ensino
Exposição e discussão das leituras obrigatórias e leituras programadas para cada sessão e das escolhas dos doutorandos de uma lista-base de textos (bibliografia do seminário).
Resultados de Aprendizagem
Este seminário propõe-se aprofundar as teorias que servem uma explicação da natureza social, política e cultural da construção do sentido comum, a partir das ideias de alguns dos principais autores que conferem à comunicação a sua matriz nas ciências sociais e humanas. Para isso, serão abordados grandes grupos de temáticas que estabelecem alguns dos grandes panos de fundo para a investigação sociológica, cultural e política da comunicação.
A unidade curricular organizará os seus conteúdos em módulos diferenciados que procurem por um lado, fornecer as grandes bases conceptuais propostas em cada um dos temas acima referidos e, por outro lado, fazer, na medida do possível, a sua articulação numa aproximação teórica aos temas de interesse específicos manifestados pelos doutorandos aquando da sua candidatura. Esta última aproximação será feita pela escolha dos alunos de bibliografia particular a discutir.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução: Comunicação e Teoria Social
2. Comunicação e poder
• Teoria Crítica e Comunicação de Massas
• Economia Política e Ideologia
3. Intervenções da comunicação na teoria social contemporânea
• Habermas e Fraser: cultura de massas e espaço público
4. Comunicação e Pós-estruturalismo
• Discurso and poder: Michel Foucault
• Bourdieu: teorias do habitus e dos campos
5.Temas centrais na teoria social contemporânea
• Políticas de identidade: Género e sexualidade
• Teoria social na Era da Informação.
Docente(s) responsável(eis)
José Carlos Costa dos Santos Camponez
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
Bourdieu, P. (2010) A Distinção. Edições 70.
Carter, C., L. Steiner and L. McLaughlin (2014) The Routledge Companion to Media and Gender, London: Routledge
Correia, J. C. (1998), Jornalismo e Espaço Público, Covilhã: Labcom.
Curran, J., N. Fenton e D. Freedman (2012), Misunderstanding the Internet, London: Routledge
Esteves, J. P. (2012), Sociologia da comunicação. Lisboa: Gulbenkian.
Foucault, M. (1997). A Ordem do Discurso. Lisboa: Relógio de Água
Fraser, N., K. Nash, ed. (2014), Transnationalizing the Public Sphere, Polity
Fuchs, C. (2008), Internet and Society. New York: Routledge.
Habermas, J. (1989) The Structural Transformation of the Public Sphere Cambridge: Polity.
Hesmondhalgh, D. e Jason T., ed. (2008) The Media and Social Theory, New. York, NY: Routledge.
Laughey, D. (2007) Key themes in media theory, Maidenhead: Open University Press
Layder, D. (1994) Understanding Social London: Sage.
Storey, J. (1997) Cultural Theory and Popular Culture, Routledge.