Teorias Sociais para a Comunicação

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03016889
Área Científica
Ciências da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se um bom domínio da leitura em inglês.

Métodos de Ensino

Exposição e discussão das leituras obrigatórias e leituras programadas para cada sessão e das escolhas dos doutorandos de uma lista-base de textos (bibliografia do seminário).

Resultados de Aprendizagem

Este seminário propõe-se aprofundar as teorias que servem uma explicação da natureza social, política e cultural da construção do sentido comum, a partir das ideias de alguns dos principais autores que conferem à comunicação a sua matriz nas ciências sociais e humanas. Para isso, serão abordados grandes grupos de temáticas que estabelecem alguns dos grandes panos de fundo para a investigação sociológica, cultural e política da comunicação.

A unidade curricular organizará os seus conteúdos em módulos diferenciados que procurem por um lado, fornecer as grandes bases conceptuais propostas em cada um dos temas acima referidos e, por outro lado, fazer, na medida do possível, a sua articulação numa aproximação teórica aos temas de interesse específicos manifestados pelos doutorandos aquando da sua candidatura. Esta última aproximação será feita pela escolha dos alunos de bibliografia particular a discutir.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução: Comunicação e Teoria Social

2. Comunicação e poder

• Teoria Crítica e Comunicação de Massas

• Economia Política e Ideologia

3. Intervenções da comunicação na teoria social contemporânea

• Habermas e Fraser: cultura de massas e espaço público

4. Comunicação e Pós-estruturalismo

• Discurso and poder: Michel Foucault

• Bourdieu: teorias do habitus e dos campos

5.Temas centrais na teoria social contemporânea

• Políticas de identidade: Género e sexualidade

• Teoria social na Era da Informação.

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Rosa Cruz Silveirinha

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Bourdieu, P. (2010) A Distinção. Edições 70.

Carter, C., L. Steiner and L. McLaughlin (2014) The Routledge Companion to Media and Gender, London: Routledge

Correia, J. C. (1998), Jornalismo e Espaço Público, Covilhã: Labcom.

Curran, J., N. Fenton e D. Freedman (2012), Misunderstanding the Internet, London: Routledge

Esteves, J. P. (2012), Sociologia da comunicação. Lisboa: Gulbenkian.

Foucault, M. (1997). A Ordem do Discurso. Lisboa: Relógio de Água

Fraser, N., K. Nash, ed. (2014), Transnationalizing the Public Sphere, Polity

Fuchs, C. (2008), Internet and Society. New York: Routledge.

Habermas, J. (1989) The Structural Transformation of the Public Sphere Cambridge: Polity.

Hesmondhalgh, D. e Jason T., ed. (2008) The Media and Social Theory, New. York, NY: Routledge.

Laughey, D. (2007) Key themes in media theory, Maidenhead: Open University Press

Layder, D. (1994) Understanding Social London: Sage.

Storey, J. (1997) Cultural Theory and Popular Culture, Routledge.