Teorias e Métodos das Ciências da Comunicação

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
03016878
Área Científica
Ciências da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento suficiente para utilizar bibliografia em Língua Inglesa.

Métodos de Ensino

O seminário decorrerá com recurso a aulas teórico-práticas em regime de seminário. As aulas desenrolar-se-ão a partir da exposição dos conteúdos programáticos, da discussão de textos relevantes para os objetos de estudo de que tratam, previamente trabalhados pelos e pelas estudantes, e da realização de atividades que permitam aplicar conhecimentos, nomeadamente os instrumentos de recolha de dados e sua interpretação. A participação ativa dos e das estudantes nos seminários pressupõe também a apresentação e discussão em aula dos trabalhos exigidos como componentes da avaliação.

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular, o currículo é articulado entre as principais teorias da comunicação e o recurso reflexivo aos métodos, técnicas e procedimentos que podem ser concretizados. Partindo das questões teóricas que guiam as aproximações empíricas aos problemas de comunicação, a unidade curricular visa desenvolver competências que permitam:

1. Aprofundar conhecimentos sobre os princípios fundamentais do processo científico;

2. Formular problemas e construir questões e hipóteses de investigação para o estudo de diferentes tópicos das Ciências da Comunicação;

3. Eleger as opções metodológicas apropriadas para responder às questões e problemas formulados;

4. Aplicar diferentes métodos e técnicas de recolha e análise de dados quantitativos, qualitativos e mistos;

5. Refletir criticamente sobre os resultados alcançados.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Investigação em ciências da comunicação: epistemologia, metodologia e princípios éticos

2. Tipos de propostas metodológicas: processos e modelos

3. Desenho da investigação: dos princípios à estrutura

4. Métodos de investigação qualitativos, qualitativos e mistos

5. A investigação em ambiente digital.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%

Bibliografia

Andersen, J. (2012). Media Research Methods. Los Angeles, London, New Delhi, Singapore, Washington, DC: Sage.

Bou-Franch, P. & Blitvich, P. G.-C. (Eds.) (2019). Analyzing Digital Discourse. Palgrave Macmiller.

Denzin, N. & Lincoln, Y. (Eds.) (2018). The Sage handbook of qualitative research (pp. 777-804). Los Angeles, London, New Delhi, Singapore, Washington DC, Melbourne: Sage.

Creswell, J. W. (2009). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Los Angeles, London, New Delhi, Singapore: Sage.

Hine, C. (2015). Ethnography for the Internet. London, New York, New Delhi, Sydney: Bloomsbury Academic.

Krippendorff, K. H. (2003). Content Analysis: An Introduction to Its Methodology. Thousands Oaks, London, New Delhi: Sage.

Ragin, C, & Amoroso, L. (2011). Constructing Social Research: The unit and diversity of Method. Sage.

Richardson, J. (2006). Analysing newspapers: An approach from critical discourse analysis. Palgrave Macmillan.