Teorias e Métodos das Ciências da Comunicação
1
2024-2025
03016878
Ciências da Comunicação
Português
Presencial
Semestral
15.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento suficiente para utilizar bibliografia em Língua Inglesa.
Métodos de Ensino
O seminário decorrerá com recurso a aulas teórico-práticas em regime de seminário. As aulas desenrolar-se-ão a partir da exposição dos conteúdos programáticos, da discussão de textos relevantes para os objetos de estudo de que tratam, previamente trabalhados pelos e pelas estudantes, e da realização de atividades que permitam aplicar conhecimentos, nomeadamente os instrumentos de recolha de dados e sua interpretação. A participação ativa dos e das estudantes nos seminários pressupõe também a apresentação e discussão em aula dos trabalhos exigidos como componentes da avaliação.
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular, o currículo é articulado entre as principais teorias da comunicação e o recurso reflexivo aos métodos, técnicas e procedimentos que podem ser concretizados. Partindo das questões teóricas que guiam as aproximações empíricas aos problemas de comunicação, a unidade curricular visa desenvolver competências que permitam:
1. Aprofundar conhecimentos sobre os princípios fundamentais do processo científico;
2. Formular problemas e construir questões e hipóteses de investigação para o estudo de diferentes tópicos das Ciências da Comunicação;
3. Eleger as opções metodológicas apropriadas para responder às questões e problemas formulados;
4. Aplicar diferentes métodos e técnicas de recolha e análise de dados quantitativos, qualitativos e mistos;
5. Refletir criticamente sobre os resultados alcançados.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Investigação em ciências da comunicação: epistemologia, metodologia e princípios éticos
2. Tipos de propostas metodológicas: processos e modelos
3. Desenho da investigação: dos princípios à estrutura
4. Métodos de investigação qualitativos, qualitativos e mistos
5. A investigação em ambiente digital.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%
Bibliografia
Andersen, J. (2012). Media Research Methods. Los Angeles, London, New Delhi, Singapore, Washington, DC: Sage.
Bou-Franch, P. & Blitvich, P. G.-C. (Eds.) (2019). Analyzing Digital Discourse. Palgrave Macmiller.
Denzin, N. & Lincoln, Y. (Eds.) (2018). The Sage handbook of qualitative research (pp. 777-804). Los Angeles, London, New Delhi, Singapore, Washington DC, Melbourne: Sage.
Creswell, J. W. (2009). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Los Angeles, London, New Delhi, Singapore: Sage.
Hine, C. (2015). Ethnography for the Internet. London, New York, New Delhi, Sydney: Bloomsbury Academic.
Krippendorff, K. H. (2003). Content Analysis: An Introduction to Its Methodology. Thousands Oaks, London, New Delhi: Sage.
Ragin, C, & Amoroso, L. (2011). Constructing Social Research: The unit and diversity of Method. Sage.
Richardson, J. (2006). Analysing newspapers: An approach from critical discourse analysis. Palgrave Macmillan.