Teorias e Métodos das Ciências da Comunicação
1
2019-2020
03016878
Ciências da Comunicação
Português
Presencial
Semestral
15.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Exposições teóricas apoiadas por PowerPoint. Discussão dos textos de leitura obrigatória e dos projectos de doutoramento apresentados pelos doutorandos.
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular far-se-á uma articulação entre as principais teorias da comunicação e as metodologias que as podem concretizar. Assim, tendo sempre em mente as questões teóricas que guiam as aproximações empíricas aos problemas da comunicação, abordar-se-ão questões como os princípios fundamentais do procedimento científico, as diferentes abordagens e técnicas às questões de investigação, as etapas do processo científico, as técnicas de recolha e organização de dados. Sempre que possível, serão dadas introduções às técnicas de tratamento e análise de dados e abordagens aos softwares especializados.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. A investigação em Ciências da Comunicação
Teorias e conceitos da Comunicação
Objectivos da Pesquisa em Comunicação
Processos e Modelos da Pesquisa em Comunicação
II. Estratégias de Investigação em Comunicação
Investigação Quantitativa e Qualitativa
Investigação Comparativa
Métodos Mistos e Validação
III. Estudos de Caso: Estudos Culturais, Media, Jornalismo
Discussão de Projetos Executados e em Curso
Apresentação de Instrumentos e softwares de pesquisa
Elaboração de Projetos e Relatórios de Pesquisa.
Docente(s) responsável(eis)
Rita Joana Basílio de Simões
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Outra: 10.0%
Trabalho de investigação: 80.0%
Bibliografia
Action Research and New Media: concepts, methods and cases (2009) New York: Hampton Press.
Action Theory and Communication Research (2004). Berlin, New York: Mouton de Gryter.
Brauchler, B. e Postill, J. (2010)Theorising Media and Practice. oxford: Berghahn.
Couldry, N. (2012) Media, Society, World. Social Theory and Digital Media Practice. Malden: Polity.
Decon, D., Pickering, P. e Murdock, G. (1999) Researching Communications, Londres: Arnold.
Hammersley, M. e Atkinson, P. (2007) Ethnography: Principles in practice, London: Routladge.
Hine, C.(ed.) (2005) Virtual methods: issues in social research on the internet, New York: Berg Publishers.
Johns, M.D., Shing-Ling Sarina, C., Hall, G.J. (ed.) (2004) Online Social Research: Methods, issues &Ethics, New York: Peter Lang.
Neuman, W. L. (2007) Social Research: Qualitative and Quantitative Approaches, Boston: Pearson.
Robben, C.G.M e Sluka, J.A. (2007) Ethnographic Fieldwork: an anthropological Reader, Oxford: Blackwell.